O Município de São Brás de Alportel e a Santa Casa da Misericórdia celebram este domingo, 22 de dezembro, o 107.º aniversário da munícipe, Maria da Conceição, que nasceu dois anos antes da fundação do concelho!

Atualmente a viver no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, Maria da Conceição nasceu em 1912, na ainda freguesia de Alportel que dois anos depois haveria de elevar-se a concelho!

Ainda criança, viu nascer o concelho Alportel, a 1 de junho de 1914 e cresceu com o crescimento da República no seu país, anos depois viveu todo o longo o período da ditadura e os duros anos da Guerra Colonial; aos 62 anos, assistiu ao nascimento da democracia portuguesa, na madrugada de 25 de abril de 1974, e com 74 anos embarcava com Portugal na aventura da integração europeia… são 107 anos de História, testemunhados por Maria da Conceição.

Uma vida cheia… rica em Memórias e Histórias para desfiar, com mais de um século de sabedoria de experiência feita, vivida intensamente, sempre em sintonia com as tradições da sua terra, fortalecida pela tolerância, pela serenidade, amor ao próximo e pelo gosto de conviver e conversar…

Hoje, quando lhe perguntam se gostaria de viver a sua juventude na época atual, responde prontamente: “Não, porque antigamente tínhamos tempo para conversar!”. Maria da Conceição mantém a sua personalidade e espírito crítico, num invejável lucidez aos 107 anos de idade!

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem a honra de associar-se à celebração deste singular efeméride, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que terá lugar no Lar de Terceira Idade, no próximo dia 22 de dezembro, pelas 18h30. As comemorações deste momento tão especial integrarão um momento de confraternização e um jantar convívio.