Melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados ao cancro da mama, através de um programa de exercícios específicos e supervisionados, é o objetivo do Portimão Rosa, que procura colmatar os efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral.
Na época desportiva 2024/2025, o programa inicia com sessões a decorrer no Pavilhão Desportivo da Boavista sempre às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30 ou entre as 19h00 e as 20h00, beneficiando os inscritos de uma avaliação inicial relativa à tipologia da doença, antes de ingressarem no programa.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na secretaria do Pavilhão Desportivo da Boavista, de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 13h00, e das 14h00 às 17h00.
Uma das mais-valias deste programa é a individualização do plano de exercícios, uma vez que é feita uma avaliação prévia, bastante específica de cada potencial participante, nomeadamente no que toca à sua aptidão cardiorrespiratória ou à força muscular, tendo em conta a tipologia de doença.
Mais informações acerca do Portimão Rosa podem ser solicitadas através do contacto 282 248 565 ou do e-mail pavilhaoboavista@cm-portimao.pt
Deste modo, Portimão volta a associar-se ao projeto Outubro Rosa – Mês da Prevenção do Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama, ao abrir inscrições para um projeto que fará a diferença na vida de cada participante.
No âmbito deste mesmo projeto, é também de salientar a realização da Caminhada Outubro Rosa, marcada para domingo, 13 de outubro, a partir das 9h30, com concentração no Largo da Antiga Lota.
O valor do donativo para a inscrição na iniciativa é de ‘5 laços’ e inclui t-shirt, para usar no dia da caminhada, água e seguro, sendo esta uma organização do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama - Grupo de Apoio de Faro, através do Movimento Vencer e Viver, numa colaboração com o Município de Portimão.
De salientar que o cancro da mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sendo uma das principais causas de morte em Portugal, onde anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos e ocorrem 1.800 falecimentos.