O Município de São Brás de Alportel atribuiu um voto de louvor a Octávio Lourenço, pela inovação e relevante contributo para a nobre Missão da Inclusão pelo Desporto.

O voto, aprovado por unanimidade, em Reunião de Câmara de 2 de fevereiro, foi entregue a 18 de fevereiro, pelo executivo municipal, numa cerimónia adaptada ao contexto de pandemia, em formato online.

Um percurso de constante inovação, aperfeiçoamento de técnicas e materiais e de valorização do património natural e humano, fazem da Ferox SurfBoards uma marca de referência a nível nacional e internacional, que recentemente alcançou uma nova conquista, pela criação de pranchas ecológicas e acessíveis que estão a revolucionar o mundo do surf adaptado.

Exemplo maior de empreendedorismo, inovação e espírito de missão social que eleva o nome do município de São Brás de Alportel a nível nacional e além-fonteiras e muito orgulha a comunidade são-brasense.

Ao longo do seu percurso, a empresa já criou pranchas inéditas e ecológicas a partir de materiais autóctones como cortiça e piteira.

A qualidade do seu trabalho tem vindo a chamar a atenção de atletas do tipo da modalidade a nível nacional e internacional, estando as suas pranchas a participar em competições em todo o mundo.

Mais recentemente, a Ferox criou pranchas para surf adaptado, apresentadas pela primeira vez na 3ª edição da Boundi Surf Sessions, a 27 de agosto, na Praia de Matosinhos.

Este desafio levou a empresa a envolver-se novamente com a comunidade local, tal como aconteceu com a experiência anteriormente realizada em parceria com um curso profissional do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas no desenvolvimento de um protótipo de pranchas ecológicas, produzidas a partir da reciclagem de rolhas de cortiça.

Desta vez, a empresa procurou contagiar alguns jovens são-brasenses, com limitações na sua mobilidade, a partilharem este projeto, ajudando a produzir as pranchas que os poderão ajudar a dominar o mar e a superar as suas dificuldades. Um projeto de uma dimensão humana que merece o reconhecimento do município e da comunidade.

 

VOTO DE LOUVOR

Ferox Surfboards

 

A empresa são-brasense Ferox Surfboards, criada pelo jovem artista e empreendedor Octávio Lourenço, demonstrou recentemente, uma vez mais a sua competência, inovação e singularidade, ao criar um novo segmento de pranchas acessíveis, para a prática de surf adaptado, que podem ser usadas por qualquer pessoa com necessidades especiais ou limitações físicas, um nova gama de produtos que somam à sua singularidade a componente de sustentabilidade ambiental, uma preocupação da marca que está certificada na escolha dos materiais.

Desafiada pelo quarto melhor atleta de surf adaptado do mundo e fundador da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado- Nuno Vitorino, que, por sua vez, tinha sido desafiado pela marca de café Buondi para produzir duas pranchas ecológicas, a empresa são-brasense aceitou o desafio e superou todas as expetativas!

O resultado foi surpreendente e está a mudar a realidade do surf adaptado e a vida de muitos destes atletas! A Ferox marcou a diferença: antes as pessoas com mobilidade reduzida tinham que adaptar-se às tábuas; agora são as tábuas que se adaptam às pessoas e existem verdadeiras pranchas para surf adaptado, desenhadas de raiz, para essa função específica!

O desafio resultou inicialmente na criação de duas pranchas, pioneiras no mundo do surf adaptado que foram apresentadas, pela primeira vez, na terceira edição da Buondi Surf Sessions, no passado dia 27 de agosto, na Praia de Matosinhos.

Recentemente, este desafio levou a empresa a envolver-se novamente com a comunidade local, tal como aconteceu com a experiência realizada em parceria com um curso profissional do Agrupamento de escolas no desenvolvimento de um protótipo de pranchas ecológicas, produzidas a partir da reciclagem de rolhas de cortiça. Desta feita, a empresa procurou contagiar alguns jovens são-brasenses, com limitações na sua mobilidade, a partilharem este projeto, ajudando a produzir as pranchas que os poderão ajudar a dominar o mar e a superar as suas dificuldades. Um projeto de uma imensa humana que merece o reconhecimento do município.

Assim, reconhecendo o empreendedorismo e a inovação, a singularidade e a missão social desta empresa, que é também um exemplo na valorização do património industrial, propomos ao executivo municipal, reunido em sessão ordinária de 02 de fevereiro de 2021, a atribuição de um voto de louvor à Ferox Surfboards, cujo percurso eleva o nome do município de São Brás de Alportel nacional e internacionalmente e muito orgulha a comunidade são-brasense.

Mais se propõe que este voto seja divulgado pelos meios informativos municipais e junto da comunicação social local.

 

São Brás de Alportel, 2 de fevereiro de 2021

 

OS MEMBROS DO EXECUTIVO MUNICIPAL