O espaço onde funciona o serviço, que foi cedido pela Autarquia à ARS para funcionar como unidade de diagnóstico à Covid-19

está totalmente montado, faltando apenas colocar a cobertura para proteção dos utentes enquanto aguardam no exterior para poder entrar nas instalações.

Trata-se de uma zona própria para avaliação de doentes COVID (a anterior estava a ocupar provisoriamente as instalações da Unidade de Saúde Familiar) que irá funcionar todos os dias da semana, de forma ininterrupta, entre as 8h00 e as 20h00, agora também com a valência de posto de colheitas.

O novo ADC tem entrada e saída independentes para os utentes, sala de espera, instalações sanitárias com zona de banhos, receção, sala de vestir e sala de despir EPI`s - Equipamentos de Proteção Individual, instalações sanitárias para o pessoal (feminina e masculina), corredor de circulação, gabinete médico, gabinete de enfermagem e gabinete de enfermagem próprio para colheitas.

Com uma área total de 150 metros quadrados, o contentor foi adquirido pelo Município de Albufeira, sob a forma de aluguer, por 92. 123,80 euros (valor para o primeiro ano), com o objetivo de substituir o anterior ADC - um espaço provisório, adaptado no passado mês de abril para dar resposta imediata à pandemia.

Com a entrada em funcionamento do novo ADC, o local irá ser libertado para acolher novamente a Unidade de Saúde Familiar, cujas instalações já estão a ser limpas, desinfetadas e equipadas com a ajuda dos serviços da Autarquia para abrir ao público a partir do final da próxima semana.

O presidente da Câmara Munucipal de Albufeira, que visitou o novo ADC acompanhado pela vice-presidente Ana Pífaro, pela vereadora Cláudia Guedelha e pelos técnicos do Município responsáveis pela aquisição e montagem do equipamento foi recebido pela Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saude (ACES)

Algarve I - Central, Sílvia Cabanita, pelo vogal do Conselho Clínico Filipe Figueiredo e pela Coordenadora da Unidade de Saúde Familiar de Albufeira, Margarida Feteira, teve oportunidade de trocar impressões com os referidos responsáveis e acertar os últimos pormenores para que tudo decorra da melhor forma a partir de hoje. José Carlos Rolo sublinhou «a importância da abertura de um espaço próprio para doentes COVI19, libertando as anteriores instalações para as suas anteriores funções», tendo dado a garantia de que «a Autarquia está empenhada a 100 por cento para resolver as necessidades da população e dos profissionais de saúde».

Brevemente, para além da colocação de uma cobertura no espaço COVID-19 irá ser colocada mais uma cobertura junto da Unidade de Emergência para permitir o afastamento dos utentes enquanto esperam para ser atendidos.

Recorde-se que já no mês de abril o Município havia colaborado na montagem do anterior ADC – que esteve a funcionar de forma provisória em instalações do Centro de Saúde.

Para que tudo ficasse rapidamente operacional, a autarquia procedeu então à remoção dos materiais existentes no local, à limpeza e desinfeção do espaço, que equipou com acrílicos de proteção, e tratou dos arranjos exteriores com aplicação de relva sintética, tratamento do jardim e colocação de tapete antiderrapante na área de acesso.

Paralelamente, procedeu ao aluguer de três contentores destinados ao funcionamento de instalações sanitárias com chuveiro e equipou um dos referidos contentores, destinado ao Serviço de Urgência do Centro de Saúde, com uma máquina de lavar e secar roupa.

Sílvia Cabanita agradeceu a colaboração da Autarquia em todo o processo desde o início da pandemia, tendo realçado «o empenhamento do Executivo e a pronta resposta dos serviços para criar uma zona de trabalho própria dedicada à COVID-19, garantindo a segurança de todos os profissionais».

 

Por: CM Albufeira