O Município de Lagoa celebrou um protocolo de colaboração financeira com a Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar, num valor de 300 mil euros, que está a permitir a reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da Igreja Paroquial de Estômbar, também designada por Igreja Matriz de Estômbar ou Igreja de São Tiago Maior, igreja classificada como Monumento Nacional desde 1984.
Encontram-se a decorrer as obras de reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da Igreja Paroquial de Estômbar, obra há muito reivindicada pela população de Estômbar, uma vez que o telhado da igreja se encontrava em muito mau estado e colocava em causa a segurança de pessoas e bens da própria igreja, tais como a talha dourada e os elementos decorativos lá existentes.
 
De alguns anos a esta parte, a Igreja Paroquial de Estômbar tem sofrido a natural degradação do uso e do tempo, a qual se tem feito sentir nos momentos de culto e fora deste, estando mesmo em equação a segurança dos utilizadores do espaço religioso.
 
Devido à sua degradação, o Município de Lagoa encomendou um estudo e levantamento do edificado e dos bens móveis, intitulado "Projeto de consolidação estrutural, melhoria das acessibilidades, restauro e conservação de elementos arquitetónicos e bens artísticos da Igreja de Santiago de Estômbar, que levou à atual intervenção no monumento.
 
A reabilitação do monumento obrigou a um rigoroso estudo e à apresentação de uma proposta de empreitada às entidades de tutela do Património Cultural Português, designadamente a Direção Geral do Património Cultural e a Direção regional de Cultura do Algarve, que emitiram um parecer favorável à reabilitação.
 
Estudo esse que permitiu repor os valores cromáticos pré-existentes da fachada do monumento. Recorde-se que a última intervenção na fachada, registada na Direção Geral do Património Cultural, ocorreu no ano de 1987 com a reparação e pintura de portas e caiação de paredes exterior.
 
Devido à sua antiguidade, composição eclética e transversal a distintos períodos e manifestações artístico-estilísticas, riqueza e beleza construtiva e decorativa, a Igreja Paroquial de Estômbar tem uma importância religiosa assinalável para as comunidades locais e regionais e uma relevância histórica e arquitetónica no panorama cultural nacional, constituindo um edifício no concelho de Lagoa classificado como Monumento Nacional.
 
Ao Município de Lagoa, no âmbito das suas atribuições e competências, nos termos da alínea e) do n. Q 2 do artigo 23. Q e da alínea t) e u) do n. Q 1 do artigo 33. Q do regime jurídico das autarquiaslocais, Lei n. 0 75/2013 de 12 de setembro, compete assegurar a recuperação do património cultural e apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, no apoio a atividades de natureza cultural e de interesse municipal.
 
«Compete ao Município de Lagoa assegurar a conservação e a recuperação de edifícios que sejam património cultural e tenham interesse municipal. E é isso que estamos a fazer. Recuperar um edifício que é considerado Monumento Nacional e que há muito necessitava de uma intervenção», afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.