O Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Loulé, os Bombeiros Municipais e as Juntas de Freguesia, realizaram no período compreendido entre 16 de fevereiro a 15 de março, ações de sensibilização no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

Estas atividades aconteceram nos espaços comerciais das freguesias do interior e nos mercados mensais do Azinhal, Ameixial, Alte, Benafim e Salir, através da distribuição de folhetos e cartazes com toda a informação necessária e importante.

Tem sido apanágio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé apostar numa cultura de segurança e proteção civil, promovendo ações dirigidas a segmentos específicos da população sobre riscos prováveis e cenários suscitáveis de acontecer. Assim, com estas ações de sensibilização pretendeu-se, fundamentalmente, informar a população para a obrigatoriedade de proceder à limpeza de uma faixa de gestão de combustível com 50 metros de largura, medida a partir da alvenaria exterior do edifício e 100 metros nos aglomerados populacionais. Também os procedimentos de autoproteção em caso de incêndio e a importância da comunicação das queimas para a Linha Municipal Loulé 24, através do número 808 289 112, foram questões abordadas.

“Uma comunidade informada é uma comunidade preparada, e a melhor forma de cada um poder intervir é estar advertido no que respeita aos riscos existentes no seu meio, assim como dos procedimentos de autoproteção que se devem adotar, podendo assim minimizar os danos provenientes de uma situação de exceção”, consideram os responsáveis municipais.