Ação visa prevenir cheias e inundações.

Todos os anos, em antecipação ao início do novo ano hidrológico, o Município de Portimão procura acautelar, através de medidas preventivas e de mitigação do risco, as possíveis consequências de episódios de precipitação intensa.

Exemplo disso são os trabalhos de limpeza de ribeiras e passagens hidráulicas nas zonas críticas e historicamente mais vulneráveis com impacto nas populações, e nas vias de comunicação que atravessam o espaço rural do concelho.

Num investimento superior a 26 mil euros, encontram-se atualmente a decorrer intervenções que complementam a ação diária da equipa de Sapadores Florestais do Município.

De referir ainda que, diariamente, a equipa de Sapadores Florestais do Município atravessa todo o espaço rural, com o intuito de acompanhar as queimas previamente comunicadas ao Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão.

A realização de uma queima obriga ao contacto prévio com a autarquia para comunicar essa intenção. Em Portimão, funciona para o efeito a Linha Municipal «Proteção 24” - 808 282 112 – pela qual os serviços de Proteção Civil recebem as informações e validam a oportunidade para o uso do fogo, tendo em conta as previsões meteorológicas e a avaliação do risco para o dia.

 

Por: CM Portimão

 

portimão