Jéssica Silva I Farmacêutica
Sabia que as farmácias, além de dispensarem medicamentos, também disponibilizam serviços a pensar na sua saúde? As farmácias têm vindo a agregar às suas equipas, além de farmacêuticos ou técnicos de farmácia, profissionais de saúde como nutricionistas e enfermeiros, disponíveis para o ajudar a cuidar mais de si, hoje, mesmo!   
 
Já chegou o verão e com ele os dias com a família na praia ou junto à piscina, os passeios ao ar livre. Na preparação, de certeza, que colocou na sua mala o protetor solar adequado à sua pele e o creme hidratante pós-solar, comprado na sua farmácia. Agora, imagine que a sua pele tem alguma patologia dermatológica, como eczema ou psoríase. Certamente, os seus cuidados com o sol são redobrados. Sabia que a sua farmácia já disponibiliza um serviço de dermofarmácia, em que o farmacêutico-especializado avalia as características da sua pele e aconselha quais os cuidados diários mais adequados que deve ter? Ou que, o mesmo especialista, avalia o couro cabeludo em situações de dermatite seborreica ou caspa? 
 
Numa outra situação, imagine que está de férias, longe de casa, e que precisa de um tratamento ou de fazer um curativo. Também na farmácia, já pode encontrar um enfermeiro apto para o ajudar nos primeiros socorros e no tratamento de feridas. Na verdade, no Serviço de Enfermagem, o enfermeiro presta cuidados especializados e personalizados ao utente, em áreas que incluem cuidados a doentes ostomizados, administração de vacinas e medicamentos injetáveis. Pode ainda prestar cuidados do pé, particularmente o pé do doente diabético, que necessita de um cuidado mais regular. As consultas de nutrição são outra valência das farmácias, com os nutricionistas a ajudar a traçar um plano alimentar adequado em caso de patologias, como Diabetes ou intolerâncias alimentares, ou mesmo acompanhar utentes em situações de gravidez ou gestão de peso. 
 
Ainda mais perto da comunidade 
A disponibilização destes serviços não é casual. Devido ao esgotamento estrutural no SNS, em 2018, o Ministério da Saúde definiu a inclusão das farmácias comunitárias como uma extensão dos cuidados de saúde primários. Na verdade, uma mais-valia para os utentes, dada a proximidade e confiança que os portugueses depositam nestes profissionais de saúde. 
Assim, nas farmácias comunitárias é possível encontrar equipas dedicadas a proporcionar, cada vez mais, serviços complementares essenciais à sua saúde e da sua família, quer numa perspetiva preventiva como terapêutica. De destacar, os programas de adesão e de reconciliação da terapêutica; preparação individualizada da medicação; programas de educação sobre utilização de dispositivos médicos; realização de testes rápidos para o rastreio de infeções por VIH; campanhas e programas de literacia em saúde. 
Não há razão para descuidar a sua saúde. Conte sempre com a disponibilidade do seu farmacêutico, onde quer que esteja. Estamos lá sempre, na hora H.