Os campos de golfe do Morgado do Reguengo Resort acolhem, durante os meses de janeiro e fevereiro, o arranque da temporada de 2024 do Professional Golf Tour (PT Tour).
Este circuito profissional, composto por uma dezena de torneios de três dias, atribuiu a cada evento um prémio monetário total de 10 mil euros. No total, o Morgado do Reguengo Resort recebe cinco provas, divididas entre o campo de golfe do Morgado e o campo de golfe dos Álamos.
 
Na lista de participantes encontram-se jogadores profissionais no início da sua carreira, muitos deles provenientes de universidades britânicas e americanas, mas também jogadores do DP World Tour, um dos principais circuitos a nível mundial, como é o caso do português Pedro Figueiredo, justamente o vencedor do Morgado Open I.
 
Convidado a avaliar o campo de golfe do Morgado, Pedro Figueiredo considerou que “as condições do campo estavam muito boas. Os greens estavam bastante bons e os fairways também. O rough não estava muito alto, o que também se percebe, porque se estivesse muito alto se calhar o ritmo de jogo acabaria por ser muito lento. Acho que o campo estava justo, para primeiro torneio do ano era isto que se queria”.
 
O lote de participantes inclui ainda jogadores com várias presenças nos principais circuitos europeus no seu currículo, como Ricardo Santos, Tomás Melo Gouveia ou Vítor Londot Lopes (vencedor do Álamos Open).
 
Jorge Papa, Diretor de Golfe do campo do Morgado e dos Álamos, destaca: “É um privilégio para o Morgado do Reguengo Resort, que inclui os dois campos, acolher os torneios do PT Tour e golfistas de nível do DP World Tour como Pedro Figueiredo”.
 
José Correia, Tour Diretor do PT Tour, afirma que “a oportunidade de organizar torneios do circuito PT Tour nos campos de golfe do Morgado e Álamos é um privilégio enorme. O feedback dos jogadores é extremamente positivo, a qualidade e o layout proporcionam um excelente desafio”. Para o responsável do PT Tour, é essencial deixar “uma palavra de agradecimento muito especial ao grupo de trabalho da manutenção pelo enorme esforço e dedicação que demonstram todos os dias para que os campos se apresentem na melhor qualidade”.
 
Durante os cinco torneios, os jogadores profissionais são testados pelos dois percursos de 18 buracos existentes no Morgado do Reguengo Resort: o campo de golfe do Morgado, par 73, (anfitrião por três vezes do Open de Portugal), e o Álamos, par 71. Os dois campos são complementados por uma das mais completas áreas de treino a nível nacional, composta por dois tees de prática em relva natural, três putting-greens, três chipping-greens e vários bunkers de prática.
 
Os campos de golfe do Morgado assim como o campo de golfe dos Álamos foram, durante 3 anos consecutivos, palco do Torneio Open de Portugal, uma das mais antigas e emblemáticas competições do calendário europeu.
 
Estes campos integram, juntamente com a unidade hoteleira NAU Morgado Golf & Country Club, o Morgado do Reguengo Resort, um resort com 1000 hectares, situado entre as praias de Portimão e a serra de Monchique. Ambos os campos de golfe possuem 18 buracos, sendo complementados pela Academia de Golfe do Morgado, que conta com condições de prática únicas em Portugal.
 
Por: Highgate