Navarro é apelido de origem toponímica que significa da Navarra. O fundador do apelido era de Isaba, na Navarra (fig. Brasão). Cedo descendentes seus, que participaram na Reconquista Cristã de Ejea (1108), aí se fixaram passando a denomina-la de Ejea de los Caballeros …
O apelido foi adotado por Judeus Sefarditas. Moses Navarro (filho de Yehudah bin Menir ibn Yahya Navarro e de Yehudah Judah Navarro) nasceu em 1362 e faleceu em 1410. Moses fez parte de uma dinastia de Rabis, físicos e tesoureiros Reais, desde D. Pedro (1357-1367) a D. Fernando e a D. João I (1385-1433) …
Em Loulé Navarro foi apelido vulgar nos séculos XIV e XV (Actas de Vereação):
- Entre 1385 e 1394 encontrou-se o tabelião (notário) Gonçalo Esteves Navarro, que poderá ser pai de Joham Gonçalves Navarro e avô de Estêvão Navarro.
- Entre 1487 e 1492 viviam Lourenço Gonçalves Navarro, o seu provável irmão Joham Gonçalves Navarro e o seu filho, Estêvão Afonso Navarro, todos “codrilheiros”. Pedro Anes Navarro, irmão de Estêvão Navarro, era mestre lagareiros e “codrilheiro” da rua de Sam Domingos. Na mesma altura também vivia António Lourenço Navarro, procurador, escudeiro e “codrilheiro” que, pelo patronímico, seria filho do anterior Lourenço Gonçalves Navarro …
- Em 1487 encontrou-se Lionte Navarro, sapateiro Judeu e em 1493, Isaque Navarro, vereador da Comuna dos Judeus …
- Casaram, em cerca de 1650, Brás Camacho Navarro e Maria do Espírito Santo, pais de Manuel Camacho Navarro, esposo de Clara Maria, de onde nasceu, em 1695, outro Brás Camacho Navarro, o qual entre 1743-1747 foi um dos responsáveis da Confraria da Ermida de Nossa Sra. da Conceição na qualidade de Recebedor https://www.cm-loule.pt/pt/139/ermida-de-nossa-senhora-da-conceicao.aspx, quando contrataram o escultor farense Miguel Nobre …
Seriam os Navarro de Loulé todos de origem Judia ou também dos Cristãos Velhos de Isaba? A rarefação do apelido, depois de 1496, data do Édipo Real da Expulsão dos não Cristãos (salvo se fossem escravos) apontam a 1ª hipótese …