Será a primeira vez que o poeta, algarvio e natural do concelho, apresenta um dos seus livros entre conterrâneos. A entrada é livre.
Nero, pseudónimo de Roberto Simões, iniciou o seu percurso académico formando-se em Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O seu espírito criativo revelou-se cedo, tendo-se entregado por dezoito anos a uma só história, na qual ousou o cruzamento da alta fantasia moderna com os moldes clássicos da poesia épica. Resultou no seu primeiro livro, publicado em 2021: "Oceano - O Reino das Águas" (edição esgotada).
Em 2023, lança "Telúria": um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o seu percurso de vida, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência. A deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade.
O livro será apresentado por Irene Ferreira (natural de Vila Real de Santo António, professora de Literatura Portuguesa e de Português na Escola Secundária de Silves), a quem o poeta dedicou o seu primeiro livro, e por Otília Vieira (natural de Algoz, professora do Ensino Básico), entretanto aposentada, professora "da Primária" do poeta.
Far-se-á uma autêntica tertúlia literária, onde não faltará a conversa e interação com os presentes, as recitações e a boa disposição.