Na mesa estiveram presentes Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude; Kai Schneider, CEO da Aviludo; Tony do Adro, Presidente do Louletano Desportos Clube; Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé; Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Américo Silva, Diretor Desportivo da equipa Aviludo Louletano Loulé.
Tony do Adro, Presidente do Louletano Desportos Clube, lembrou a importância dos patrocinadores, destacando o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Aviludo, em particular na pessoa de José Fernandes e agora de Kai Schneider, assim como dos outros patrocinadores. A equipa tem vindo a evoluir nos últimos anos, destacando-se as duas vitórias em etapas da Volta a Portugal do ano passado.
Kai Schneider, CEO da Aviludo e principal patrocinador da equipa, referiu a importância do trabalho para alcançar os objetivos pretendidos, destacando o bom retorno televisivo na Volta do ano passado com o desempenho da equipa de ciclismo, justificando assim o apoio monetário da empresa.
Por sua vez, Américo Silva, Diretor Desportivo da equipa de ciclismo Aviludo Louletano Loulé, destacou o excelente desempenho alcançado em 2024, sublinhando que a formação foi a segunda melhor equipa nacional em número de vitórias e esteve perto de conquistar a Volta a Portugal, tendo liderado virtualmente na penúltima etapa.
Para 2025, o principal objetivo é manter o elevado nível competitivo e consolidar a equipa entre as melhores do ciclismo português.
“A presente época já arrancou com bons resultados, a equipa venceu a Volta a San Juan, na Argentina, através do ciclista Nico Tivani, e somou outros pódios, incluindo um segundo lugar em território nacional com Tomás Conte. Estes resultados reforçam a ambição do conjunto de Loulé para enfrentar os desafios de 2025 com confiança”, reforçou.
O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, sublinhou a relevância da aposta na formação e enalteceu o apoio das autarquias e patrocinadores ao desenvolvimento da modalidade.
Cândido Barbosa destacou o papel essencial dos municípios e juntas de freguesia como pilares no crescimento do ciclismo em Portugal, especialmente no suporte às camadas jovens. Realçou ainda a importância do investimento no futuro, recordando que os ciclistas profissionais de hoje são as referências para os mais novos.
Dirigindo-se aos atletas, deixou uma mensagem inspiradora, lembrando que a carreira de ciclista profissional é curta e, por isso, deve ser aproveitada ao máximo, sempre com o compromisso de servir de exemplo para as gerações futuras.
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, referiu a importância histórica do ciclismo no concelho de Loulé, assim como a boa relação que sempre existiu entre o Louletano Desportos Clube e os vários executivos camarários. “Os louletanos vivem o ciclismo e ficam orgulhosos com os sucessos desportivos.” Destacou ainda a importância das juntas de freguesia pela sua proximidade no desenvolvimento da modalidade. Também dedicou uma palavra especial ao principal patrocinador, a Aviludo, que torna possível a afirmação do Louletano no mundo do ciclismo.
Também Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, realçou a importância da modalidade e, em especial, quis destacar a Volta ao Concelho de Loulé em juniores como uma das melhores provas nacionais. Loulé vibra com o ciclismo e é uma terra de desporto em várias modalidades. O responsável destacou a importância do ciclismo e dos atletas para Loulé, salientando a importância da “juventude na prática desportiva”. A apresentação esteve a cargo do jornalista Neto Gomes.
A equipa profissional da Aviludo Louletano Loulé é composta por:
José Dias - Gregário, 3.ª época na equipa
Sérgio Saleiro - Sprinter, nova contratação
Jorge Galvéz - Trepador e Contra-Relogista, nova contratação
Joel Leal - Trepador e Contra-Relogista, nova contratação
Carlos Oyarzún - Contra-Relogista, já com várias épocas na equipa
David Dominguez - Trepador
Jesus Del Pino - Trepador
Daniel Viegas – Trepador, natural de Loulé
Tomás Contte - Sprinter, na equipa pela 4.ª época consecutiva
Germán Tivani - Sprinter e Trepador, na equipa pela 2.ª época
A 51.ª Volta ao Algarve inicia-se amanhã
A Volta ao Algarve decorre de 19 a 23 de fevereiro. A primeira etapa tem início em Portimão e termina em Lagos. O último dia está reservado para o contrarrelógio no Alto do Malhão.
Horários:
-
19/02 | Portimão – Lagos | 192,2 km | 11h50-16h30
-
20/02 | Lagoa – Fóia | 177,6 km | 12h00-16h20
-
21/02 | Vila Real de Santo António – Tavira | 183,5 km | 12h00-16h20
-
22/02 | Albufeira – Faro | 175,2 km | 12h15-16h30
-
23/02 | Salir – Malhão (CRI) | 19,6 km | 13h15 (provisório)
Por Nathalie Dias