De 01 a 30 de outubro os séniores residentes no concelho de Castro Marim com mais de 65 anos, vão ser os protagonistas de um programa socio cultural diversificado. Ações recreativas de convívio e animação, mas também ações informativas e de sensibilização para as problemáticas da 3ª idade.
Trata-se de mais uma iniciativa de proximidade do Projeto «CASTRO MARIM (COM) VIDA», cuja missão é a promoção de ações que permitam diminuir a fragilidade social, prevenir e combater o isolamento, proporcionar um conjunto de oportunidades de convívio e lazer.
O calendário inicia a 01 de outubro – Dia Internacional do Idoso, com uma ida ao Teatro Politeama em Lisboa, ao espetáculo «Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos». A 04 de outubro uma ação de informação e sensibilização para o envelhecimento ativo (Universidade do Algarve), aliada aos contos e histórias do humorista Serafim. No dia 15, aos tradicionais rastreios de saúde (colesterol, diabetes e tensão arterial), segue-se uma animada aula de Zumba, contando depois com piquenique e animação musical. A 18 chega o relaxamento, primeiro com uma aula de hidroginástica e depois com um circuito de Spa gentilmente cedido pelo «The Prime Energize» em Monte Gordo. Dias 19 e 22 será a vez do Cruzeiro no Guadiana, contemplando o rio e a paisagem com animação e convívio. A encerrar o calendário um passeio cultural a Évora, cidade património da UNESCO, com visita ao emblemático Templo de Diana, e muito mais.
A salientar que o «Mês do Idoso» conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho de Castro Marim e trata-se de uma atividade gratuita mas com inscrições obrigatórias e limite de vagas. Será assegurado transporte aos destinatários das zonas mais distantes da sede de concelho, para efeitos de participação nas atividades propostas.
Esta é uma atividade que se enquadra na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.