O novo Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Odelouca encontra-se em fase de consulta pública até dia 24 de outubro.

Os interessados poderão consultar o referido documento no Gabinete Técnico Florestal da Viver Serra, sito na Antiga Escola EB 1 de Odelouca e apresentar, por escrito, quaisquer sugestões e observações junto desta entidade.

Trata-se de um documento obrigatório com a duração de 5 anos, onde se encontram identificadas, essencialmente, operações de defesa da floresta contra incêndios e que foi alvo de apreciação por parte de proprietários e produtores florestais abrangidos pela referida ZIF em reunião da Assembleia Geral realizada no passado dia 23 de setembro.

Relembramos que no concelho de Silves existem, no momento, seis ZIF, sendo elas: a ZIF Arade, ZIF Odelouca, ZIF Alte/SB Messines, ZIF S. Marcos da Serra, ZIF S. Marcos da Serra Nordeste e ZIF SB Messines Norte. O Município de Silves tem apoiado a criação das Zona de Intervenção Florestal no concelho, uma vez que as mesmas, para além de permitirem que todas as orientações definidas os instrumentos de planeamento do território (nacionais, regionais e municipais) sejam postas em prática, possibilitam que os seus associados possam beneficiar do acesso a fundos comunitários, bem como à realização de projetos, entre outras ações que promovem a rentabilidade dos recursos e produtos florestais.

 

Por CM Silves