A importância do autocuidado, as consequências a curto, médio e longo prazo da pandemia e da crise económica na saúde mental das pessoas, os fatores protetores da saúde mental e do bem-estar dos cidadãos, assim como, os mecanismos de apoio existentes, para dar resposta a estas questões, são alguns dos tópicos que estarão em discussão nesta iniciativa.
Sabe-se que o suicídio está diretamente relacionado com as doenças mentais, principalmente as não diagnosticadas e/ou tratadas incorretamente. É cada vez mais importante capacitar as pessoas para o exercício do autocuidado e debatermos o impacto da pandemia e da consequente crise económica na saúde mental individual, sensibilizando os participantes para as problemáticas da saúde mental que estão na ordem do dia.
Será um momento de partilha de ideias e uma conversa aberta sobre os sinais e sintomas que devemos observar, as causas, assim como estratégias para cuidar e proteger a nossa saúde mental”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
Estas sessões informativas (e preventivas) pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde mental, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a saúde metal no seio da comunidade idosa do Algarve.
Ricardo Valente Santos, psicólogo do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, orientará a próxima Sessão Saúde Mental em Dia, que permitirá a discussão e reflexão sobre um tema tão relevante como a Saúde Mental e o Bem-Estar no Idoso.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.
Inscrição no link - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0SDqBwqjP5aOuHyxcqA03Hn9p7hAmUekVLdsB94i0DUSS-g/viewform