Este verão, quando for aos festivais de música, tenha especial cuidado com os seus ouvidos. Estranho? Na verdade não. O número de jovens afetados por problemas auditivos devido à exposição prolongada a sons altos nos eventos de música tem vindo a aumentar, e está a criar uma nova geração de problemas auditivos.

“Há cada vez mais jovens que apresentam uma surdez neuro-sensorial, ou seja, uma surdez do ouvido interno ou nervo auditivo que, embora possa variar entre ligeira e profunda, é irreversível. É algo que tem vindo a aumentar entre os adolescentes e jovens adultos portugueses,  pois sujeitam-se a níveis elevados de sons [acima de 85 decibéis (dB)], que podem levar à surdez”, refere Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

Noel Gallagher, ex-Oasis e Chris Martim, vocalista dos Coldplay, são apenas alguns dos músicos que sofrem de tinnitus, que são zumbidos constantes, ocasionados por excesso de exposição a volumes sonoros muito altos, e que começa a ser visto já nos jovens que frequentam assiduamente festivais e discotecas.

do programa de atividades desportivas e recreativas, com destaque para o V Encontro de Ciclomotores (até 50cc), que contempla um passeio, com partida marcada para as 9h00 na antiga escola de Alta Mora, a passar pelas povoações de Magoito, Corte Pequena e Malhada.

Os interessados no V Passeio de Ciclomotores, que, segundo a organização, visa a valorização “das duas rodas mais antigas”, devem inscrever-se com a ARCDAA, através do telemóvel 965284657 ou do email arcdaa@gmail.com. 

A festa, propriamente dita, tem início às 12h00 nas margens da ribeira de Odeleite, com uma típica sardinhada acompanhada de gaspacho, um dos pratos mais característicos da região transfronteiriça do sul de Portugal e Espanha nesta época do ano. A animação fica a cargo do “Grupo + 2”, com baile às 14h00, e do Rancho Folclórico “Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha”.

Esta é uma iniciativa da ARCDAA, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite e Junta de Freguesia de Vaqueiros (do concelho de Alcoutim). 

 

Por GAES/InfoPress