Por: Luís Pina, Licenciado em Acessoria de administração | aragaopina59@gmail.com

A proatividade, o dinamismo e a criatividade aliados a um singular entusiasmo por tudo em que se empenham caracterizam, em síntese, aquela que tem sido a marca da Associação Satori. Muito além do seu próprio calendário de atividades, como a participação em espetáculos e eventos diversos, as iniciativas no campo da formação e ocupação dos tempos livres, sobretudo dos jovens, merece especial relevo. Sempre com o foco na cultura e em todas as atividades lúdicas concorrentes para a sua promoção numa perspetiva de valorização pessoal, e numa altura em que a pandemia alterou drasticamente os planos de todos, consideramos oportuno fazer um ponto de situação junto de seus responsáveis.

V.A. – A Associação Artística Satori nasceu em 1999, constituída por mais de uma centena de “guerreiros” da arte, visando objetivos nobres como dar oportunidade a artistas pouco conhecidos e desenvolver ações na área social, ambiental e dinamização do interior algarvio. Volvidas mais de duas décadas, agora em 2021, que balanço fazem da vossa atividade?

A.S. - A Associação Artística Satori, celebrou 21 anos no dia 14 de dezembro de 2020. A instituição é atualmente reconhecida pela população do Concelho de Loulé e por todos os Algarvios. A nível nacional estamos a progredir no terreno e os nossos vizinhos de Espanha já nos contrataram para prestação de serviços; estamos num trajeto artístico positivo.

A nível social, no ano de 2019, inaugurámos a Academia Iluminarte e expandimos o nosso trabalho social para a Cidade. Apesar de, em apenas 1 ano, termos sofrido um incêndio que se iniciou na pastelaria ao nosso lado e duas inundações na Academia Iluminarte, do nosso ponto de vista, temos revolucionado o centro da Cidade de Loulé e os nossos Aprendizes, que integram uma população especialmente em risco de exclusão social, têm demonstrado uma grande evolução artística e pessoal.

No plano ambiental, assumimos uma luta contra a perfuração do nosso Oceano em busca do petróleo, utilizando a nossa maior arma: a Arte. Quem esteve na luta ambiental tem conhecimento que a nossa instituição, lutou por todo o Algarve e na Cova do Vapor, tendo contribuído para uma grande vitória, para o Algarve e Portugal. O interior Algarvio, a nossa maior derrota; abandonado e esquecido, de dia para dia mais desertificado.

V.A. – No que respeita especificamente à formação de jovens, potenciais talentos em áreas como os espetáculos lúdicos, o malabarismo, o circo, o teatro ou as artes diversas, consideram que os objetivos têm sido alcançados?

A.S. - No que respeita a capacitação de jovens, o trabalho está facilitado, com a inauguração da Academia Iluminarte. Na nossa sede, situada na Ponte de Salir, no interior Algarvio, capacitávamos os jovens residentes na Vila de Salir e arredores, e deslocávamo-nos para a Cidade de Loulé – Bairro de Santa Luzia, transportando os jovens do Bairro Santa Luzia para a Sede na Ponte de Salir e, ao fim do dia, transportávamos os jovens de volta para a Cidade. Em relação aos nossos objetivos, o trabalho está à vista de todos os Louletanos e das pessoas que visitam a Cidade de Loulé.

V.A. – A criação de oportunidades para artistas pouco ou mesmo nada conhecidos tem sido também um dos vossos desafios. Têm descoberto novos valores, neste âmbito? E com que tipo de apoios ou oportunidades têm contado?

A.S. - Sim, continuamos a descobrir novos talentos, de todas as idades e de todos os pontos do país, que nos procuram. Com o crescimento e reconhecimento da instituição e o suporte social aos artistas, a procura tornou-se maior. A nível de apoios, a Câmara Municipal de Loulé, destaca-se como parceiro da Associação Artística Satori e investidor social da Academia Iluminarte.  Ao executivo do Dr. Vítor Aleixo um grande agradecimento pois, sem esse suporte, não seria possível este crescimento artístico e social.

A população do Concelho de Loulé dá-nos força, carinho e protege-nos. A Associação Artística Satori agradece e, não imaginam a nossa gratidão e a força que nos dão com esse carinho e proteção.

A Academia Iluminarte conta com o apoio do Portugal 2020, Cresc Algarve 2020 e com o Fundo Social Europeu, sem esquecer a Câmara Municipal de Loulé como investidor Social.

Contamos também com a Junta de Freguesia de Salir, quando necessitamos de instalações para executar os projetos artísticos.

A União Audiovisual do Algarve, tem sido uma ajuda ímpar, desde março de 2020, que todas as semanas, fornece bens alimentares, aos nossos artistas e aprendizes da Academia Iluminarte; de louvar o grande trabalho social que eles estão a executar ao longo desta pandemia. Um grande Obrigado!

V.A. – Como têm lidado com a questão incontornável da pandemia, e que desafios identificam para um futuro próximo?

A.S. - A Pandemia, inevitavelmente, abalou a Associação Artística Satori e todas as instituições, sobretudo a nível económico. Neste momento apenas estamos a trabalhar para a instituição permanecer ativa e auxiliar os artistas que se encontram em dificuldades, desejando que os tempos melhorem e tudo fique bem.