O final do congresso internacional IMATA – International Marine Animals Trainers Association, realizado nos últimos dias, dificilmente poderia ter corrido melhor para o Zoomarine.

Vinte anos depois da primeira edição lusitana, em 1998, os congressistas e a Direcção da IMATA decidiram, simultaneamente, honrar o Zoomarine com mais duas distinções internacionais: apreço pela excelente organização e prémio para a melhor contribuição para o sucesso e impacto do congresso de 2018 (People Choice Award). Coincidentemente, o mesmo havia acontecido em 1998...

Com os seus mais de 1200 associados, a IMATA, tal como o Zoomarine, congrega e apoia profissionais de todo o mundo que estejam envolvidos na melhoria permanente do bem-estar de dezenas de milhares espécimes, através do condicionamento operante, maneio, exibição, reprodução, resgate, reabilitação e conservação de várias espécies de mamíferos marinhos (golfinhos e baleias, focas, leões marinhos, otárias e morsas, ursos polares, lontras, manatins e dugongos), aves, répteis e peixes.

Com esta dupla e especial conquista, a partir de agora o Zoomarine passa a ser detentor de 11 prémios da IMATA, devido à excelência em trabalhos de condicionamento operante, investigação e desenvolvimentos técnicos. Adicionalmente, Pedro Lavia (fundador do Zoomarine e presidente da Administração) acumula uma ainda mais honrosa e dupla distinção: é a primeira e única pessoa não-norte-americana a que foi outorgado o mais importante

galardão da IMATA, o Sonny Allen Lifetime Achievement Award, pelo seu extraordinário contributo, ao longo de 45 anos, no campo do maneio profissional de animais sob cuidados humanos (www.youtube.com/watch?v=oBs8rpuu_lY).

Obrigado, IMATA. Vinte anos depois, voltámos a fazer história – e como anunciou Pedro Lavia, no seu discurso de encerramento, daqui a 10 anos tentaremos repeti-la! See you soon, IMATA!

 

Por: Zoomarine