› O projeto AGERAR PLUS tem como objetivo aproveitar o potencial da cooperação para consolidar o quadro inovador e científico de Espanha e Portugal no âmbito da energia.
› O projeto, financiado pelo programa europeu Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP), permitirá impulsionar a figura do pequeno e médio "prosumidor" e as comunidades energéticas através da utilização de tecnologias de informação e comunicação.
O projeto europeu AGERAR PLUS (Armazenamento e Gestão de Energia Renovável para o estímulo à participação de pequenas e médias empresas) organizou uma jornada técnica no Complexo Pedagógico - Campus Penha da Universidade do Algarve em 16 de janeiro.
Este projeto tem como objetivo melhorar as capacidades de pesquisa e inovação no espaço transfronteiriço no âmbito do aproveitamento de energias renováveis por parte de pequenos e médios "prosumidores" (indivíduos que não apenas consomem produtos ou serviços, mas também participam ativamente na sua criação, promoção e melhoria).
O propósito desta jornada é apresentar o projeto e impulsionar a figura do pequeno e médio "prosumidor" e das comunidades energéticas através do uso de tecnologias da informação e comunicação, mostrando diferentes iniciativas em desenvolvimento.
Sob o título 'Desenvolvimento de Comunidades Energéticas Locais a Nível Ibérico - Desafios e Soluções', o AGERAR PLUS realizou a sua primeira jornada técnica, na qual apresentou o projeto e convidou outros especialistas para mostrar que outras iniciativas estão em desenvolvimento no campo de energia relacionadas aos pequenos e médios "prosumidores".
A jornada contou na abertura institucional com o Dr. Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; O Dr. José Apolinário, Presidente do Comité Coordenador do Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve); e do Professor Doutor Paulo Santos, Diretor do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
A professora da Universidade de Sevilha e coordenadora do projeto, Ascensión Zafra, apresentou o projeto AGERAR PLUS no segundo bloco do evento, intitulado "Soluções para apoiar a criação de Comunidades de Energias Renováveis". Também participou o engenheiro Pablo Álvarez do Instituto Tecnológico da Galícia, com a apresentação do projeto CEL RURAL, que desenvolverá ações-piloto para promover comunidades energéticas locais em áreas rurais do espaço POCTEP.
O terceiro bloco do evento reuniu diferentes especialistas no campo da energia relacionados com os pequenos e médios "prosumidores". Em particular, o Dr. Aquiles Marreiros da CCDR Algarve, que falou sobre o programa "ALGARVE 2030" e as oportunidades de financiamento no campo da energia. Enquanto o Engº Eduardo Francisco, da empresa E-REDES, explicou o papel da E-REDES no Autoconsumo Coletivo e CER. O Engº José Nunes da Make it Better, abordou a transição energética como um produto social e concentrou-se na abordagem comunitária participativa no processo de transição energética da Ilha de Culatra. Também participou o Engº Joni Santos da Cooperativa para a Sustentabilidade da Ilha de Culatra, que elucidou como iniciar um projeto comunitário de energia renovável.
Por fim, a Cofundadora e Presidenta do Patronato SEYN (Rede de Jovens de Energia Sustentável), Drª Susana Guerreiro, apresentou exemplos do papel dos jovens e das comunidades para uma transição energética justa e participativa em projetos desenvolvidos nos ambientes da Ásia e do sul da Europa.
O projeto europeu AGERAR PLUS
O projeto AGERAR PLUS é uma continuação do projeto INTERREG POCTEP 2014-2020 denominado AGERAR, e o seu objetivo é capitalizar os resultados desse projeto para estendê-los e ampliá-los no âmbito do aproveitamento de energias renováveis por parte de pequenos e médios "prosumidores".
O AGERAR PLUS visa melhorar as capacidades de pesquisa e inovação no espaço transfronteiriço no âmbito do aproveitamento de energias renováveis por parte de pequenos e médios "prosumidores", através da gestão de sistemas de armazenamento e demanda flexível, bem como da utilização de tecnologias de informação e comunicação.
O consórcio do AGERAR PLUS é composto por oito parceiros da zona POCTEP, incluindo a Universidade de Sevilha, que lidera o projeto, a Fundação Instituto Tecnológico da Galícia, a Universidade do Algarve, o INTA - Centro de Experimentação de El Arenosillo (CEDEA), a Corporación Tecnológica de Andalucía (CTA), a Universidade de Évora, a AREAL - Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.
O projeto AGERAR PLUS possui um orçamento de 1.442.938,91 € e é financiado em 75% pelo programa europeu Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.