Luís Abreu – Direção Nacional da Maisnegócio

Precisa de alargar a sua rede de contactos num curto espaço de tempo?

Então, acho que tenho a solução para o que precisa: Speed Networking.

Na realidade, um evento de networking deve, numa primeira análise, permitir que se conheçam o maior número de pessoas. E quantas mais conhecer, maiores são as possibilidades de identificar os contactos ideais para o seu negócio e/ou atividade profissional.

O objectivo do Speed Networking é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto profissionais num curto período de tempo e com numero determinado de empresários.

Este método, cada vez mais comum no mundo dos negócios, é uma forma bastante eficaz para líderes empresariais pois estabelece rapidamente vários contactos profissionais, num curto espaço de tempo, e que sejam uma mais-valia para a empresa. Nestes eventos, o objetivo é conseguir o maior número possível de contactos.

Com o tempo contado e uma apresentação preparada, curta e sem conversa fiada, empresários ficam frente a frente, apresentam o seu negócio e discutem de que forma podem ambas as empresas beneficiar de uma potencial parceria. Assim que acaba o tempo, começa a mudança de cadeiras e de parceiros de conversa e inicia-se outra ronda.

Pela minha experiência na Maisnegócio, uma organização através da qual empresários de todo o país unem esforços, partilham contactos e conhecimentos e desenvolvem sinergias e relações de confiança, este tipo de eventos com Speed Networking são previamente defenidos durante o ano e funcionam muito bem para aquilo que os membros procuram e precisam.

Tendo nós de lidar com vários empresários de uma panóplia alargada de setores, sabemos o quão importante é o conceito para quem deseja fazer crescer os seus negócios no mundo atual.

Para além de encorajar os empresários a falar com pessoas novas e desconhecidas, indo diretamente ao cerne da questão sem precisar de apresentações, também simplifica o processo stressante de encontrar um momento e um local para reunir e encorajar os intervenientes a falar mais abertamente.

No entanto, o Speed Networking não deve ser confundido com um momento para promover produtos ou serviços. É sim, apenas um momento para ganhar conhecimentos e partilhar ideias.

Para além disso, é ainda errado pensar que, automaticamente após a dinâmica, a rede de contactos está significativamente maior. É preciso trabalhar na manutenção das relações iniciadas nestes eventos e fazê-las crescer ao longo do tempo.

Se é empresário e quer fazer crescer o seu negócio, não perde nada em experimentar esta dinâmica. Pelo contrário, só tem a ganhar.

 

Por: Doiton