A Euromaster alerta para os comuns desta anomalia nos pneus, como o aparecimento de fissuras visíveis, uma estrutura mais rígida e ruídos invulgares durante a condução
Os pneus são único ponto de contacto entre o veículo e a estrada, pelo que o seu bom estado é essencial para garantir a segurança durante a condução. Neste contexto, a Euromaster, especialista na manutenção de veículos, alerta para um problema frequente que, por sua vez, é relativamente desconhecido pela maioria dos condutores: os pneus cristalizados.
 
Este fenómeno, que afeta a elasticidade dos pneus e a estrutura da borracha, pode passar despercebido, mas tem consequências severas para a segurança do veículo. Segundo a Euromaster, os pneus envelhecidos são aqueles que sofreram um processo de endurecimento que leva à perda da sua elasticidade natural. Isso faz com que a borracha se torne rígida e quebradiça, o que afeta negativamente a aderência à estrada e, consequentemente, a segurança durante a condução. Esta aparência dura e quebradiça é o que dá origem ao termo envelhecidos/ressequidos.
 
No entanto, há uma série de causas que contribuem para a cristalização dos pneus e nesse sentido, a Euromaster indica três fatores comuns que ganham especial importância durante o verão. Por um lado, a exposição prolongada ao sol, já que a radiação ultravioleta dos raios pode alterar a composição química da borracha, enfraquecendo a sua estrutura.
 
Em segundo lugar, a exposição a condições climáticas extremas, como o calor intenso (e também o frio, na mesma proporção), contribui para a perda de elasticidade da borracha do pneu.
 
Finalmente, a última causa é o armazenamento inadequado dos pneus, uma vez que o armazenamento dos mesmos em locais quentes, húmidos ou expostos aos elementos durante muito tempo, pode provocar a sua cristalização, pelo que devem ser armazenados em locais frescos, secos e escuros para evitar a deterioração.
 
Como é que sabe se os seus pneus estão envelhecidos?
 
É fundamental reconhecer os sinais ou sintomas antecipadamente, pelo que a Euromaster recomenda que os condutores estejam atentos a estes sintomas:
 
-Fissuras visíveis: pequenas fissuras na superfície do pneu, um sinal claro de deterioração.
 
-Perda de elasticidade: se os pneus estiverem mais duros do que o habitual e não recuperarem facilmente a sua forma, é altura de os verificar.
 
-Ruídos anormais durante a condução: sons invulgares, como zumbidos ou fricções, podem indicar que os pneus estão em mau estado.
 
No caso de qualquer um destes sintomas, a Euromaster recomenda uma visita a uma oficina para uma inspeção profissional.  Ignorar estes sintomas pode levar a sérios riscos para a segurança rodoviária, uma vez que um pneu cristalizado tem menos capacidade de travagem e aderência ao asfalto, aumentando a distância de travagem e, consequentemente, aumentando a probabilidade de um acidente. 
 
Além disso, as fissuras na estrutura e o seu endurecimento aumentam a probabilidade de um rebentamento a alta velocidade, enquanto a falta de elasticidade do pneu afeta a estabilidade do veículo, especialmente em curvas ou manobras bruscas.
 
 
Por: Say U