Há muito que as pombas/rolas simbolizam a Paz. E para a canadiana Margaret Atwood, uma das mais influentes, originais e avassaladoras autoras da atualidade, defensora das causas ambientais e feministas, a escolha do nome para batizar um dos mais novos e mais raros habitantes do Zoomarine apenas poderia ser Zelensky, pela «intensa defesa que faz dos seus». E assim se explica o nome de 01 dos menos de 170 exemplares mundiais da rola-de-Socorro.

A presença da conceituada escritora ao Algarve, além da visita familiar ao Zoomarine para interagir com golfinhos, incluiu, igualmente, a gravação de uma entrevista literária para a RTP3 (com Ana Daniela Soares, no novo borboletário do Zoomarine), um passeio de barco na Ria Formosa, e uma ação de birdwatching na Lagoa dos Salgados. Esta presença de quatro dias na região Algarvia foi uma cooperação entre o Zoomarine, a Agência de Turismo do Algarve, a Câmara Municipal de Albufeira e a Câmara Municipal de Faro.

Outrora muito comum no arquipélago de Revillagigedo, localizado a cerca de 600 km a oeste da costa do México, esta espécie, Zenaida graysoni, está extinta no meio selvagem desde 1972. Em 2022 sobrevivem apenas cerca de 170 indivíduos desta espécie em todo o Mundo, distribuídos por apenas 35 zoos progressistas (30 na Europa e 05 na América do Norte).

Os dois novos casais do Zoomarine apenas se começaram a formar em fevereiro do presente ano. Os jovens machos (agora com cerca de dois anos) chegaram ao Zoomarine em setembro de 2021, provenientes do Zoo de Ostrava (Chéquia, antiga República Checa); as fêmeas, transferidas do Zoo de Barcelona (Espanha), chegaram pouco antes do Natal. Desde então, o Zoomarine passou a fazer parte do muito honroso e altamente restrito grupo que tem a árdua e delicada tarefa de ser uma “Arca de Noé” para uma das espécies mais ameaçadas no Mundo.

Entretanto, a estratégia do Zoomarine, no âmbito do EEP – European Endangered Species Programme [EAZA Ex situ Programme] para a espécie, já começou a dar frutos. Duas crias já nasceram, após o cruzamento de Zelensky e Esperanza – o que constitui um muito bom augúrio para a vida lusitana deste tão raro e especial grupo de aves.

No entanto, é óbvio que o futuro não é fácil…. Mesmo tendo como Madrinha uma maravilhosa escritora internacional, a luta pela sobrevivência da rola-de-Socorro continua a apresentar imensos e difíceis desafios. Mas a esperança ainda existe – e, no Algarve, no Zoomarine, não se desiste de dar asas ao sonho de salvar uma espécie cujo irónico nome e trágico percurso apenas reforça a nossa urgência pelas causas da Conservação da Natureza. E, para tal, até a partilha de histórias de vida da Margaret Atwood, recorrentemente candidata ao Prémio Nobel da Literatura, são fundamentais para se ajudar a passar a mensagem de que todas as vozes, tal como as espécies, são únicas, todas os exemplares raros são fundamentais, e todas as ajudas se podem tornar memoráveis e urgentes.