A Câmara Municipal de Odemira aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025 no valor de 74.020.000,00€,
o maior de sempre e que representa a concretização e o lançamento de importantes investimentos nos domínios da valorização dos espaços urbanos, de infraestruturas para incubação e fixação empresarial, de equipamentos públicos, de qualificação do parque escolar e de respostas para habitação. 
 
Para Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, “2025 será um ano de execuções relevantes para o concelho de Odemira, será mesmo o ano mais significativo do presente mandato autárquico.” Pelo terceiro ano consecutivo, Odemira regista o aumento do valor global do orçamento. Odemira evoluiu de 45,375 milhões de euros em 2022 para um orçamento de 74,020 milhões em 2025. Face ao orçamento de 2024, há um aumento de 10,920 milhões de euros. Para Hélder Guerreiro, este “aumento significa a ambição em termos de investimento e a consolidação de Odemira como um dos Municípios de estrutura média em Portugal, em termos de transferências diretas do orçamento do estado para as autarquias (corrente e/ou capital), e significa capacidade de encontrar soluções de receita que nos permitam concretizar os investimentos e as ações de que precisa o bem-estar da nossa população e que permitirão concretizar investimentos essenciais para não comprometer o processo de desenvolvimento do território.”
 
Nas principais medidas a concretizar em 2025, destaque para as requalificações urbanas, com a conclusão da Reabilitação Urbana da Zambujeira do Mar (2.ª fase) e o início da requalificação do núcleo urbano de São Teotónio. No desenvolvimento económico será dada continuidade ao ciclo de investimentos em incubadoras de empresas, com o início da obra da incubadora de empresas de Odemira, o lançamento dos concursos para as empreitadas da incubadora de empresas de São Teotónio e do Centro de Valorização de Produtos do Interior, em São Martinho das Amoreiras, e o lançamento de concurso para o projeto da incubadora de empresas de Vila Nova de Milfontes. Em matéria de equipamentos, destaque para o início da empreitada do Centro Interpretativo “Rio Mestre de Água Salgada”, do lançamento das empreitadas de cobertura do Pavilhão Desportivo Municipal, das Escolas EB 2,3 de Odemira e de São Teotónio e da Escola Secundária de Odemira e o relançamento da empreitada de construção do Centro Escolar do Almograve. Na habitação, 2025 perspetiva-se como ano de forte investimento com o lançamento de várias empreitadas de construção e de reabilitação de imóveis. Por outro lado, a par de vários projetos e obras em execução ou em fase de adjudicação no âmbito do atual quadro comunitário, em 2025 será iniciada a construção de projetos e soluções para um novo pacote de financiamento, em domínios como a reabilitação, revitalização ou refuncionalização urbana para privilegiar o espaço público como promotor da saúde, a renovação e novos sistemas de tratamento de águas e de águas residuais e em processos de modernização administrativa.
 
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2025 foram aprovados, por maioria, na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 28 de novembro (com 5 votos a favor do PS e 2 votos contra da CDU) e aprovado, por maioria, na 1º reunião da sessão extraordinária da Assembleia Municipal realizada no dia 6 de dezembro (com 19 votos a favor do PS, 9 votos contra da CDU, 2 votos contra da Coligação Juntos Cumprir Odemira PPD/PSD-CDS/PP, 1 abstenção da CDU e 1 abstenção do Bloco de Esquerda).