Informar, clarificar e ajudar são os objetivos da Odiana com esta sessão sobre a Bolsa de Terras. A iniciativa acontece no dia 30 de novembro, pelas 16h00 na Biblioteca Municipal de Castro Marim e conta com a participação do Coordenador Nacional.

A Odiana vai levar a cabo uma sessão de esclarecimentos sobre a Bolsa de Terras no Baixo Guadiana. Os objetivos são elucidar a população sobre a disponibilização, promoção e venda/ arrendamento de terras. A sessão conta ainda com a participação do Coordenador Nacional Nuno Russo e do Eng. Norberto Correia da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

A Bolsa Nacional de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à  terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.

A bolsa de terras disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência as terras com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas. A bolsa de terras disponibiliza ainda terrenos baldios, nos termos previstos na Lei dos Baldios e assenta nos princípios da universalidade e da voluntariedade.

Recorde que atualmente são já 239 GeOp (entidade autorizada para a prática de atos de gestão operacional ao nível da Bolsa de Terras), alargando a sua área de abrangência no Baixo Guadiana através da Associação Odiana, a qual integra a parceria da CONFAGRi (A nossa Agricultura - Confagri).

A destacar que a entidade gestora da bolsa de terras é o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território através da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Inscreva-se na sessão de esclarecimento da Odiana através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1FRhU9mijK4tmvd4SUWKVKPRqjRZV89o3kmLWV9uM7Ag/viewform?usp=send_form

Para mais informações sobre a Bolsa de Terras consultar: www.bolsanacionaldeterras.pt ou contactar a Odiana para os contactos em rodapé.

 

Por ODIANA