O Plano Nacional de Leitura é a entidade que promove o CNL, cujo objetivo central é estimular o treino da leitura e desenvolver nos alunos competências de expressão escrita e oral.
Esta Fase Regional contemplou duas provas: um teste escrito sobre as duas obras que os concorrentes foram convidados a ler previamente e uma prova oral sobre uma das obras.
As obras de leitura obrigatória para esta Fase foram Diário de um adolescente na Lisboa de 1910, de Alice Vieira, e Os rapazes do lixo, de Andy Mulligan (3º Ciclo) e O pintor debaixo do lava loiças, de Afonso Cruz, e Eleanor & Park, de Rainbow Rowell (Secundário).
O concelho de Olhão foi representado pelos seguintes alunos:
Escola Básica João da Rosa (3º Ciclo): Leonor Piçarrra Lascas, Marlene Cristina Pereira e Ana Sofia Calvinho;
Escola Básica Dr. João Lúcio (3º Ciclo): Ana Beatriz Rico, Diogo Freitas Picoito e Diogo Miguel João;
Escola Básica Dr. António João Eusébio (3º Ciclo): Camila Alexandre Graça, Catarina Correia Cruz e Tiago Miguel Rodrigues;
Escola Básica Dr. Alberto Iria (3º Ciclo): Ana Catarina Carvalho, José Tomás Ameixa e Lia Martinhita Caetano;
Escola Básica Professor Paula Nogueira (3º Ciclo): Madalina Tatar, Beatriz Barôa e Mariana Fragoso Serôdio;
Escola Básica José Carlos da Maia (3º Ciclo): Alice Navalho, Eduardo Guerreiro e Francisco Santos;
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Secundário): Filipe Pires Soares, Tatiana Teixeira Amendoeira e Robin van den Hout Pedras.
O júri, composto por Elisabete Duarte, da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Cláudia Sofia Sousa, jornalista e escritora, e João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve, avaliou as provas de todos os concorrentes, tendo-se sagrado vencedores desta Fase Regional do Algarve Eduardo Pereira, de Tavira, no 3º Ciclo, e Ana Catarina Teixeira, de Albufeira, no Secundário.
Ambos irão representar o Algarve na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza até julho.
Por: CM Olhão