Foi apresentado aos empresários locais e público em geral esta segunda feira, 2 de dezembro, o projeto «Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma», um marco importante no desenvolvimento do comércio local.
“A cidade de Olhão prepara-se, assim, para um marco importante no desenvolvimento do comércio local, com a implementação dos Bairros Comerciais Digitais”, começou por referir aos comerciantes o vice-presidente da autarquia, Ricardo Calé.
Este projeto inovador, financiado a 100% com fundos do PRR, representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, e promete modernizar e dinamizar a economia local.
A iniciativa visa criar um ambiente comercial mais conectado, aproveitando as tecnologias digitais para beneficiar comerciantes, residentes e visitantes.
Este novo “bairro” é delimitado a sul pelos Mercados Municipais, a norte, pelo Tribunal, e estende-se pela Rua do Comércio e pelo Caminho das Lendas.
Os comerciantes que exerçam a sua atividade nesta área terão oportunidade de aderirem a uma plataforma marketplace, onde poderão comercializar os seus produtos para o mundo inteiro, aumentando, assim, a competitividade com os grandes retalhistas e alargando o seu horário de funcionamento para 24 horas por dia, entre outras vantagens.
Para os consumidores, os benefícios residem no acesso a produtos locais com comodidade e flexibilidade de horários.
Toda a área do bairro será abrangida por uma cobertura de wifi gratuito, mupis interativos e uma monitorização em tempo real dos lugares de estacionamento vagos.
O projeto “Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma” será implementado por um consórcio composto pelo Município de Olhão, a ACRAL, a AmbiOlhão, a Fesnima e a Mercados de Olhão.
Na sessão de apresentação, o vice-presidente, Ricardo Calé, sublinhou, ainda, que “a cidade dá, assim, mais um passo em direção à modernidade, demonstrando que tradição e inovação podem caminhar juntas em prol de um futuro promissor”.