A Unidade Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, ontem, dia 23 de novembro, apreendeu quatro toneladas de ostras, Tridacna gigas, em Olhão.

Durante uma ação de fiscalização de controlo de transporte e comercialização de moluscos bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram três homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, que se encontravam a descarregar ostras de uma embarcação para um veículo, sem se fazer acompanhar de quaisquer documentos de registo que comprovassem a proveniência dos bivalves.

A introdução no consumo, sem estarem garantidas as condições higiossanitárias, pode colocar em causa a saúde pública dos cidadãos, razão pela qual as ostras foram apreendidas, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.

Os bivalves apreendidos foram restituídos ao seu habitat natural.

A GNR relembra que a captura de bivalves na Ria Formosa deve ser realizada de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da atividade, permitindo que os apanhadores devidamente licenciados continuem a exercer a sua atividade, fomentando ainda a valorização do pescado pela aposta no seu acondicionamento e na rastreabilidade da sua origem.