De acordo com a lei ainda em vigor, um empresário só poderia contratar um trabalhador extracomunitário, e sem residência em Portugal, 30 dias após o anúncio e quando não existissem candidatos. A partir de agora, com a proposta do PSD, este prazo é reduzido para apenas 15 dias.
Durante o período de campanha, os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos reuniram com vários empresários do Algarve que relataram a dificuldade cada vez maior em recrutar trabalhadores devido à ausência de mão-de-obra e apontaram a burocracia excessiva na contratação de cidadãos estrangeiros que colocava em causa a expansão do negócio.
Esta medida, agora aprovada, e que vai ficar inscrita no Orçamento do Estado, vai ajudar a resolver o problema da falta de mão-de-obra que tem vindo a ganhar maior expressão à medida que a economia recupera do impacto da Covid-19. Os empresários poderão, deste modo, procurar trabalhadores para satisfazer as necessidades, contribuindo para o crescimento da economia nacional.