O Oriental qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer fora o Olhanense, por 4-2, em jogo da terceira ronda da prova, na estreia negativa de Jorge Paixão no banco dos algarvios.

Em encontro marcado pelo "hat-trick" de Mauro Bastos, a equipa lisboeta abriu o marcador, permitiu a reviravolta do Olhanense e empatou antes do descanso, aproveitando depois a inferioridade numérica do adversário, por expulsão de Buval, para sentenciar a partida.

A primeira parte teve mais golos do que futebol, com o Oriental a inaugurar o marcador aos 10 minutos, por Mauro Bastos, a concluir com o pé esquerdo, sozinho no "coração" da área, seguindo-se um ligeiro período de domínio dos algarvios.

O Olhanense deu a volta ao resultado, com golos de Buval (13 minutos) e Celestino (30), este na marcação exemplar de um livre direto, mas permitiu a igualdade nos descontos da primeira metade, de novo por Mauro Bastos, agora de cabeça.

Praticamente no arranque da segunda parte, aos 53 minutos, Buval, que já tinha cartão amarelo, entrou de forma ríspida sobre um adversário e acabou expulso, situação que afetou claramente o Olhanense e "convidou" o Oriental a assumir o jogo.

Em apenas dois minutos, os lisboetas "mataram" o jogo com mais dois golos, o primeiro de Mauro Bastos, na conversão de uma grande penalidade, aos 64 minutos, e o segundo por Tom (66), eliminando mais uma equipa algarvia, depois de terem derrotado o Farense na segunda ronda da Taça de Portugal.

 

Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense - Oriental, 2-4.

Ao intervalo: 2-2.

 

Marcadores:

0-1, Mauro Bastos, 10 minutos.

1-1, Buval, 13.

2-1, Celestino, 30.

2-2, Mauro Bastos, 45+2.

2-3, Mauro Bastos, 64 (grande penalidade).

2-4, Tom, 66.

 

Equipas:

- Olhanense: Svedkauskas, Rodrigo António, Ubay Luzardo, Nuno Diogo, André Pires (Duarte Machado, 65), Semedo, Celestino (Giraldo, 73), Paulo Regula (Jorman Aguilar, 56), Femi Balogun, Buval e Bazzoffia.

(Suplentes: Dida Pompeu, Duarte Machado, Giraldo, Rui Duarte, Jorman Aguilar, Faye Balla e Diogo Melo).

Treinador: Jorge Paixão.

 

- Oriental: Ricardo Janota, Tiago Mota, Hugo Grilo, Daniel Almeida, João Pedro, Seidi, Leonel, Tom, Valdo (Miguel Paixão, 77), Pedro Alves (Roncatto, 81) e Mauro Bastos (Carlos Saleiro, 84).

(Suplentes: Mota, Carlos Saleiro, Roncatto, Córdoba, Henrique, Tiago Rosa e Miguel Paixão).

Treinador: João Barbosa.

 

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tom (28), Buval (34 e 53), Valdo (41), Jorman Aguilar (72), Duarte Machado (82). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Buval (53).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

 

EYP // JP

Lusa/Fim