A Câmara Municipal de Lagos já definiu a oferta municipal de ocupação de tempos livres de crianças e jovens para as chamadas «férias grandes».
O programa Viver o Verão regressa em três versões (“Viver o Verão +”, “Viver o Verão + In” e “Viver o Verão + Pré”), cada uma delas adaptada aos respetivos públicos, cobrindo de forma mais ampla as necessidades das famílias e a especificidade dos grupos participantes. No total, esta edição do Viver o Verão está dimensionada para receber 899 participantes, entre crianças e jovens das várias faixas etárias. 
O programa de ocupação de tempos livres (OTL) Viver o Verão não é novo, mas em cada edição, fruto da avaliação do ano anterior, traz propostas de inovação e melhoria. Em 2025 serão aumentadas para 600 as vagas dos minis (crianças dos 6 aos 13 anos de idade), simplificando-se, igualmente, o processo de inscrição, uma vez que foi aprovado um valor fixo de 30 e de 60 euros para cada uma das modalidades (1/2 dia – manhã; dia completo – manhã e tarde, incluindo almoço), sem aplicação de descontos, mas nivelando o custo da inscrição pelo preço mais baixo praticado em 2024. Outra das alterações consiste no ajustamento do horário e no alargamento da faixa etária dos participantes no subprograma “Viver o Verão + In”, o qual passa abranger as crianças e jovens com necessidades especificas com idades entre os 7 e os 18 anos, sendo que no ano passado o limite máximo de idade era 16 anos.
Para melhor identificação na gestão do projeto e respetiva comunicação, o nome “Viver o Verão” passa a corresponder ao “chapéu” global do programa de OTL, o qual é desdobrado em três subprogramas: o “Viver o Verão +” (correspondente ao programa original, que continua a ser o mais universal e participado); o “Viver o Verão + In” (que representa a componente inclusiva do projeto para crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino básico e secundário da rede pública no concelho); e o “Viver o Verão + Pré” (que alargou a resposta do Serviço de Atividades de Animação às crianças, com idades compreendidas entre os 4  e os 6 anos, que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública no concelho, sujeita à manifestação de interesse e comprovada necessidade).
As inscrições irão acontecer faseadamente, sendo que as primeiras terão início já a partir de 14 de abril para os interessados em participar no “Viver o Verão +” como juniores e jovens/monitores (14 a 23 de abril) e para os monitores universitários que pretendam desempenhar funções no “Viver o Verão + In” e no “Viver o Verão + Pré” (14 a 25 de abril). Os encarregados de educação deverão ter especial atenção à data de 5 a 9 de maio, período em que decorrerão as inscrições para os minis (crianças dos 6 aos 13 anos) no “Viver o Verão +”.
As atividades realizam-se de 2ª a 6ª feira, nos meses de julho e agosto, num horário que, dependendo da modalidade de participação, poderá ir das 8h30 às 17h00, durante o qual serão desenvolvidas as vertentes lúdico-pedagógicas, com ateliers, atividades desportivas, saídas de campo e visitas a várias entidades.
Merece recordar que o Viver o Verão tem como missão apoiar as famílias no período da maior pausa letiva, proporcionando uma experiência inclusiva, lúdica e educativa a crianças e jovens, através da dinamização de atividades de ocupação de tempos livres. Com uma abordagem que abrange dimensões pedagógicas, desportivas, culturais, ambientais e sociais, o programa visa estimular o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais. O “Viver o Verão +” acontece em todo o concelho, com núcleos a funcionar em Lagos, Bensafrim, Luz e Odiáxere, contando com o apoio das respetivas juntas de freguesia, que se associam ao projeto. 
O programa é desenvolvido por uma equipa técnica experiente e devidamente estruturada, constituída por um coordenador geral e uma equipa de coordenação por cada subprograma (técnicos superiores da autarquia), uma equipa de terreno (professores e outros técnicos especializados na área) e uma equipa de monitores (jovens com idade igual ou superior a 16 anos, que acompanham e garantem a segurança das crianças). Aos subprogramas Viver o Verão + In e Viver o Verão + Pré, acresce uma equipa de monitores (estudantes universitários), constituída por jovens a frequentar ou a terminar o ensino superior nas áreas da Saúde e da Educação.