“A Infraestruturas de Portugal (IP) outorgou no passado dia 24 de fevereiro de 2022, o contrato de execução da empreitada de Eletrificação da Linha Ferroviária do Algarve no Ramal de Lagos, com o consórcio formado pelas empresas Comsa Instalaciones y Sistemas Industriales SAU, FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A. e COMSA, S.A., pelo valor de cerca de 25,42 milhões de euros.
A intervenção a se realizar ao longo do ramal com 45 quilómetros de extensão, envolve trabalhos para dotar a linha férrea com sistema de tração elétrica de 25 kV/50Hz, que inclui também a melhoria das condições de segurança da circulação ferroviária, do atravessamento rodoviário e pedonal, bem como a redução do tempo de viagem.
No ano em que se comemora o Primeiro Centenário da chegada do comboio a Lagos (30 de julho de 1922), trata-se, além de uma necessidade há muito reivindicada pelas populações e forças vivas do Barlavento Algarvio, de uma bonita e simbólica evocação de um meio de transporte seguro, que permite a mobilidade ambiental sustentável, num mundo ameaçado por alterações climáticas. O transporte ferroviário é um meio necessário para se alcançar a descarbonização das sociedades por via dos transportes, que terá um futuro promissor.
Consequentemente, a Assembleia Municipal de Lagos congratula-se com a eletrificação do ramal ferroviário entre Tunes e Lagos e apela, igualmente, que após a conclusão da obra, seja modernizado o material circulante e retomadas as ligações diretas às restantes Linhas de Caminho de Ferro do país, sem necessidade de transbordo de passageiros na Estação de Tunes.
A Assembleia Municipal de Lagos almeja que, num futuro próximo, a ligação à rede ferroviária europeia pela Andaluzia se venha a tornar uma realidade, como também deseja a Junta da Andaluzia.
Remeta-se a: Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, CCDR-Algarve, CI-AMAL e Órgãos de Comunicação Social.”