A Paróquia e a Junta de Freguesia de Salir organizaram, no passado dia 2 de outubro, um dia especial de comemoração dos 50 anos de sacerdócio do Padre Fernando Pedro em Salir, que contou também com a presença do Bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

Pelas 10h00, aconteceu a Missa de Ação de Graças no Barranco do Velho. Em seguida, deu-se o encontro com o Grupo da Catequese de Salir. Ao meio dia, realizou-se a Missa de Ação de Graças em Salir. Depois do almoço comemorativo, houve Fado com Filipa Nobre.

Presente nas comemorações dos 50 anos do sacerdócio do Padre Fernando Pedro, Francisco André, Presidente da Junta de Freguesia de Salir, começou por reforçar que o pároco «é um membro na família de cada salirense». Deste modo, «é um gosto tê-lo aqui», frisou o responsável pela autarquia.

Francisco André descreveu o Padre Fernando Pedro como «alguém bom, simples e acessível. É um homem responsável, respeitador, humilde e dedicado à sua função». O edil acrescentou ainda que são «50 anos de dedicação a uma causa nobre e de proximidade para os salirenses».

«Em nome da população de Salir, da Paróquia e da Junta de Freguesia de Salir, o meu e o nosso muito obrigado, mais uma vez», terminou.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, lembrou que conhece o Padre Fernando Pedro «há muitos anos e foi o Joaquim Vairinhos que mo apresentou. Sempre o conheci com uma postura de grande humanidade, simples e um homem que procurava estar com os autarcas. Tenho a certeza que foi assim com o Joaquim Vairinhos, com Seruca Emídio e tem sido comigo ao longo destes anos».

Vítor Aleixo destacou também que o pároco homenageado é «como parte da família dos salirenses».

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, deixou também algumas palavras de agradecimento e reconhecimento dos 50 anos do sacerdócio do Padre Fernando Pedro. «O Padre assume os paroquianos como a sua família e vice-versa. Isto acontece em Salir e não é algo ‘normal’. Isso só acontece quando há uma simbiose e um espírito de família», referiu.

Sobre a importância daquele evento, o Bispo do Algarve frisou: «Recebi este convite através do Presidente da Junta de Freguesia e, desde logo, expressei pela iniciativa o meu pleno apoio. A vossa presença dispensa palavras, porque, por vezes, não encontramos a palavra certa para descrever os nossos sentimentos».

O Padre Fernando Pedro discursou no final e começou com um agradecimento «a todas as famílias que me acolheram». O pároco lembrou ainda várias pessoas que o marcaram ao longo desta caminhada: «foram essas pessoas que me fizeram criar raízes aqui».

«Agradeço aos meus Bispos por me terem ajudado com a sua palavra e a sua presença fraterna», acrescentou ainda.

Numa retrospetiva, o Padre Fernando Pedro recordou: «O meu primeiro objetivo foi a catequese das crianças e posso dizer de coração que nunca tive falta de catequistas. Já a catequese de adultos veio mais tarde».

O Padre Fernando Pedro lembrou ainda que a restauração da paróquia foi um dos primeiros assuntos com os quais se debateu. «Desde a capela, à restauração dos bancos, passando pela construção do Salão Paroquial e anexo e o sino».

No seu discurso, o pároco recordou o incêndio que ocorreu em 1995 na Igreja, que «acartou gastos elevados no restauro do telhado». O restauro da Casa Paroquial foi outro dos assuntos mencionados pelo Padre Fernando Pedro.

«50 anos a servir a Igreja em Salir. O tempo passa depressa quando fazemos as coisas com amor. Quando cheguei, disse que vim para vos servir e ser um sinal de Deus no meio de vós. Se eu fui e sou esse sinal de Deus, só vós o podereis dizer. Mas eu faço o que posso», realçou o homenageado.

«Tudo o que eu sou, devo-o à Igreja, que foi e sempre será a minha vida. Contem comigo a qualquer hora do dia e da noite», terminou

O Pároco Fernando Pedro nasceu a 10 de junho de 1944, na Guarda, mas desde cedo que veio para o Algarve, sendo ordenado sacerdote a 27 de julho de 1969, na Sé de Faro. Depois de ter passado por São Brás de Alportel e Olhão, a 29 de setembro de 1972 tomou posse como prior na Paróquia de São Sebastião de Salir, onde ainda permanece, acumulando atualmente com a Paróquia do Ameixial.

No seu longo caminho ao serviço da comunidade salirense, Fernando Pedro, foi fundamental para a realização das obras da Capela de Nossa Senhora do Pé da Cruz, bem como o restauro da Igreja Matriz de Salir ou a construção de raiz do complexo paroquial e a recuperação da casa paroquial. Na atividade religiosa empenhou-se afincadamente em levar a Eucaristia Dominical a toda a paróquia, tendo criado inclusive o Dia da Comunidade e dinamizado a Catequese.

Indiferente a qualquer diferença, é reconhecido pela sua extensa Obra. Uma Obra de construção e crescimento dos tempos e dos templos de Salir. Sempre pronto a dar força aos salirenses, a promover a beleza de Salir e a transmitir toda a sua sabedoria, o Padre Fernando Pedro é uma das colunas que tem suportado esta Paróquia, com paz, harmonia, união e solidariedade, com todos, para todos.

 

Por: Nathalie Dias