As Festas em Honra da Nossa Senhora da Orada arrancam hoje às 21h00 e vão prolongar-se até ao dia 15 de agosto, com um programa que inclui várias manifestações religiosas.

Trata-se de uma tradição que se realiza há mais de 500 anos em Albufeira e que todos os anos integra os roteiros do turismo religioso. A célebre procissão por mar vai ter lugar no domingo, dia 14. Trata-se de uma organização da Paróquia de Albufeira, com o apoio do Município de Albufeira. 

As festividades em Honra da Nossa Senhora da Orada já começaram e vão prolongar-se até ao próximo dia 15. Esta é uma tradição que reúne anualmente centenas de pessoas para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra. Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram guardados na Ermida da Orada

O programa tem hoje o seu início, às 21h00, com a Procissão em Honra da Nossa Senhora da Orada, da Ermida para a Igreja Matriz. De dia 9 a 11 de agosto, com exceção do dia 6, haverá diariamente a Eucaristia votiva de Nossa Senhora, às 19h00, seguida da Oração do Terço às 21h00, a decorrer na Igreja Matriz.

No dia 12, a cidade acolhe a cerimónia da Procissão das velas, com o percurso habitual da Igreja Matriz para a Ermida; no dia 13 haverá a Eucaristia Vespertina, na Capela do Beato Vicente, às 19h00, e na Capela dos Olhos de Água às 21h00; às 21h30 haverá ainda a Celebração Mariana na Capela da Orada.

O domingo de 14 de agosto é celebrado com diversas cerimónias: a iniciar as festividades, às 9h30, decorre a Eucaristia Dominical na Igreja Matriz e às 11h30 na Quinta da Balaia; às 17h30 haverá a Procissão de Nossa Senhora da Orada, da Ermida para a Marina; às 18h00 acontece a Eucaristia Vespertina da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora junto à Marina, seguido da Procissão pelo mar, tão aclamada pelos albufeirenses, bem como por parte de turistas. Às 21h30, a Ermida de Nossa Senhora da Orada acolhe o concerto “As 1001 Noites do Acordeão”. A encerrar o dia, às 21h00, dá-se a Eucaristia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora na capela de Olhos de Água.

As celebrações terminam no feriado do dia 15 de agosto, com a habitual Eucaristia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: às 9h30 na Igreja Matriz, às 11h30 na Quinta da Balaia e às 19h00 na Ermida da Orada. 

A organização destas celebrações cabem à Paróquia de Albufeira, com o apoio do Município de Albufeira.