Pela voz do cabeça-de-lista Fernando Santos, técnico de saúde/socorrista na Cruz Vermelha Portuguesa, de Suzinda Mendes, técnica de reabilitação, e de David Santos, empresário agrícola, o partido está preparado para assumir o compromisso de ser a força que poderá dinamizar a freguesia a nível urbano e rural.
Natural de Olhão, Fernando Santos lida no seu dia-a-dia com todas as fragilidades do ser humano, comprovando de perto e no terreno quanto o equilíbrio entre Pessoas, Animais e Natureza é essencial para a saúde do planeta e o bem estar de todos os seres vivos. Concorre à junta de freguesia de Quelfes determinado a trazer o equilíbrio, prosperidade e modernidade que a freguesia merece e precisa, acabando com o desprezo existente pelo atual Executivo às necessidades essenciais das pessoas e da freguesia, dando prioridade a medidas e obras que não contemplam, da mesma forma, todos os habitantes.
“Pretendemos promover com a autarquia, o aumento da rede de saneamento básico e criar estruturas de apoio às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, nomeadamente com assistência domiciliária, criação de uma rede de lojas e armazéns sociais para apoio a estas pessoas, bem como transporte sénior gratuito para consultas e cuidados médicos e melhoria dos acessos e transportes públicos para o interior rural da freguesia”, afirma Fernando Santos, cabeça-de-lista à Junta de Freguesia de Quelfes.
Na causa ambiental, Suzinda Mendes refere a necessidade de “erradicar de uma vez por todas as podas abusivas que todos os anos fazem às nossas árvores. A Junta de Freguesia, em articulação com a autarquia, deve apoiar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como os idosos, na limpeza dos terrenos, protegendo as habitações e evitando a propagação de incêndios rurais. Com o PAN, a freguesia de Quelfes terá condições para estimular a ligação entre pessoas e natureza, com ações de sensibilização nas escolas da freguesia, criação de uma rede de hortas e pomares comunitários, onde a população pode cultivar e colher alimentos saudáveis e locais, conviver e partilhar conhecimento, e a implementação de hortas biológicas nas escolas, com apoio direto da Junta de Freguesia.” Para o PAN, é ainda imprescindível criar um intercâmbio urbano-rural em Olhão: “as crianças precisam de sentir-se parte da natureza e crescer num ambiente mais saudável e natural”, acrescenta Suzinda Mendes.
Outra das principais bandeiras do PAN passa por promover o turismo de natureza em ambiente rural, em simbiose com outras freguesias, e realizar ações de sensibilização para a preservação dos ecossistemas naturais. “A biodiversidade inclui não só os seres humanos, como todos os seres vivos que, em conjunto, fazem parte e contribuem para os ecossistemas, como uma rede complexa, para manter o equilíbrio do planeta e assim sustentar a vida. Será por isso umas das nossas prioridades consciencializar e sensibilizar para a proteção e preservação da natureza”, indica David Santos, acrescentando que “devemos promover projetos e iniciativas de produção agrícola local, nomeadamente os de agricultura biológica, incentivar práticas agrícolas que reduzam a utilização de produtos químicos e defender culturas com baixa utilização de recursos hídricos numa estratégia de adaptação às alterações climáticas, tendo em conta a progressiva escassez de água com que a região do Algarve se está a defrontar.”
Fernando Santos apresenta as principais propostas para Quelfes no âmbito do bem-estar animal: “queremos sensibilizar a população, especialmente os e as jovens, para as questões ligadas à proteção e bem-estar animal. É urgente criar uma bolsa de pessoas cuidadoras, devidamente apoiadas pela Junta de Freguesia, providenciar abrigos e locais de alimentação condignos para os animais abandonados e, com o apoio da Autarquia e da Junta de Freguesia de Olhão, criar um gatil urbano para prestação de cuidados médico-veterinários a estes animais. O candidato acrescenta: “a situação dos animais deixados ao abandono está descontrolada, temos de agir e já.”
Pela transparência, o PAN pretende que as sessões de Assembleia de Freguesia sejam transmitidas online e em direto, de forma a aproximar a população das decisões tomadas pelo Executivo incentivando-as também a uma maior participação na vida política da freguesia.
“Com uma Junta de Freguesia PAN, todos e todas terão voz: defenderemos as nossas causas com todo o rigor, determinação e coragem, pois representamos as Pessoas, os Animais e a Natureza. Votar PAN no dia 26 de Setembro é, por isso, assegurar que todas e todos terão os seus direitos essenciais defendidos, implementados e concretizados em Quelfes”, conclui Fernando Santos.