A primeira lata de sardinha produzida em décadas, no barlavento algarvio, tem assinatura Conserveira do Arade e chama-se Papa Anzóis. Estará pronta para comercialização a partir do dia 27 de Julho de 2021.

A Conserveira do Arade, também conhecida como Saboreal, produziu durante o segundo trimestre de 2021 as primeiras conservas de sardinha em lata do Barlavento Algarvio em anos. Através desta nova gama de produtos, a empresa aposta na recuperação de uma parte importante da cultura da bacia do Arade.

A jovem equipa, cheia de ideias e planos para o futuro, realça o seu gosto pela manualidade dos processos de conservação do pescado. Manuel Mendes e Vincent Jonckheere acreditam ter encontrado a receita para uma sardinha em lata de elevada qualidade, que conserva todas as suas propriedades gustativas.

“Criamos um produto e uma marca de alta qualidade para as próximas décadas… Através dessa visão a longo prazo, queremos trazer de volta o orgulho conserveiro à bacia do Arade”, refere Vincent Jonckheere.

Manuel Mendes explica que “o nome Papa Anzóis ® é inspirado num sítio pertencente à toponímia marinha da costa algarvia. Queríamos homenagear as comunidades piscatórias que ao longo dos anos identificaram os vários bancos de pesca com nomes curiosos. Papa Anzóis ®1 é uma zona que se situa no barlavento.” A Conserveira do Arade comercializava até então as Petiscadas Saboreal, desfiado de peixe misturado com legumes do Algarve, conservado em frascos de vidro.

A conserveira lançou também a gama Familiar, com conservas em frasco de maior dimensão e conteúdo semelhante. A Conserveira do Arade encontra-se na Zona Industrial do Pateiro, no Parchal, Algarve. Pode encontrar as conservas “Papa Anzóis ®” nas melhores lojas e restaurantes, ou no website da empresa em www.conserveiradoarade.com .

O segredo está na confeção. As conservas Papa Anzóis® diferenciam-se radicalmente das latas produzidas em grande escala. A sua produção artesanal, em pequenos lotes controlados, possibilita desenvolver um produto de excelência. Em vez da pré-cozedura usamos um processo de desidratação, desenvolvido por nós, no intuito de manter as propriedades organoléticas do peixe fresco.

Na produção da Papa Anzóis® existe um respeito pelo tratamento dos ingredientes que se nota no resultado rico e de elevada qualidade deste produto. A matéria prima tal como o seu nome, é oriunda da região do Algarve.

A Conserveira do arade aposta na produção com ingredientes adquiridos a produtores locais, garantindo assim a máxima frescura e qualidade da sua matéria prima.

As conservas Papa Anzois® surgem do sonho de voltar às raízes históricas da produção conserveira no barlavento algarvio. Reinventando o destino desta industria e os processos de produção, é desenvolvida uma conserva de qualidade superior que respeita a integridade dos ingredientes. A ligação às gentes e à história da região é também uma forma de desenvolver uma marca que consolida o passado, o presente e o futuro da industria conserveira. O design elegante e distinto da Papa Anzois® tem como objetivo criar uma identidade forte e uma ligação intemporal com os consumidores.