2 a 9 de abril

Portimão prepara-se para entrar na Semana Santa e reviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo ao Domingo de Páscoa, através das manifestações de fé dos crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem visita o concelho nesta quadra festiva.

A programação que pautará a Semana Santa vai abranger a Paróquia de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, Paróquia do Divino Salvador de Alvor, Paróquia da Igreja de Montes de Alvor, Paróquia da Igreja de Sto. André - Penina e Paróquia da Nossa Senhora do Amparo, além do Vicariato da Pedra Mourinha, através da realização de vigílias pascais, eucaristias, missas e procissões.

As cerimónias que evocam a paixão, morte e ressurreição de Cristo têm início no Domingo de Ramos, 2 de abril, através da bênção e eucaristia que assinalam a data, com a realização de procissões a partir da Igreja Matriz de Portimão, da Matriz de Alvor e do Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora do Amparo.

Da vasta programação, destaca-se na Quinta-feira Santa, 6 de abril, a celebração da Missa da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, que se realizam às 19h00 na Igreja Matriz de Portimão e no Vicariato da Pedra Mourinha, às 19h30 na Matriz da Mexilhoeira Grande e às 21h00 na Igreja da Quinta do Amparo e na Igreja Matriz de Alvor, em cuja freguesia se realizarão durante este período diversas atividades litúrgicas na Penina e Montes de Alvor.

Na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, o ponto alto será a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, que a partir das 21h00 levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. Também Alvor será palco deste momento de grande religiosidade e simbolismo, a partir das 22h00, ao passo que na Quinta do Amparo e na Mexilhoeira Grande estão marcadas vias-sacras, respetivamente, para as 15h00 e as 17h00.

Em Portimão, o percurso da procissão vai ter início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Bispo D. Fernando Coutinho, 5 de Outubro e Serpa Pinto, passando pelo Jardim 1º de Dezembro com destino às ruas Direita e Mouzinho de Albuquerque, antes de percorrer a Avenida S. João de Deus, de volta à Praça da República e à Igreja do Colégio.

O Sábado Santo, 8 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias paróquias do concelho, com o seguinte horário: 21h30 - Nossa Senhora da Conceição, em Portimão; 21h30 - Mexilhoeira Grande; 22h00 - Divino Salvador, em Alvor; 22h00 - Nossa Senhora do Amparo, também em Portimão.

As festividades culminam domingo 9 de abril, pelas 10h00, com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz de Portimão, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro da cidade, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores quer engalanando as janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas Bispo D. Fernando Coutinho, 5 de Outubro e Júdice Biker, o Largo 1º Maio, a Rua Pé da Cruz, a Praceta Major David Neto, a Rua Mouzinho de Albuquerque, a Avenida S. João de Deus e a Praça da República em direção à Igreja Matriz.

Ainda em Portimão, será celebrada Missa da Páscoa na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 9h00 e às 10h30, assim como no Vicariato da Pedra Mourinha às 10h45.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande, existem vários horários e locais para as celebrações do Domingo da Páscoa do Senhor, com o seguinte calendário: Figueira - 9h30; Mexilhoeira Grande - 11h00; Montes de Cima - 15h00; Pereira - 16h30; Aldeia de São José de Alcalar - 18h00.

O programa com todas solenidades da Semana Santa previstas para as paróquias do concelho de Portimão poderá ser consultado em: www.vivaportimao.pt

Para além destes destaques das celebrações litúrgicas, também merecem especial referência as propostas de animação que o Município preparou para o período entre 1 e 9 de abril, sob o mote “Viva a Páscoa em Portimão 2023”, através da recriação de diversos núcleos de atração na cidade, conciliando a tradição com a alegria da celebração em ambiente familiar.

O objetivo é proporcionar a residentes e visitantes vivências únicas em vários locais emblemáticos do centro de Portimão, nos quais o espírito pascal tocará as famílias, especialmente o imaginário dos mais pequenos, estando a programação completa disponível no seguinte endereço: https://vivaportimao.pt/a-nao-perder/e-ainda/3393-celebracoes-pascais-portimao-2023