11 de dezembro | 16h00 e 21h30

A 11 de dezembro, o Teatro das Figuras, em Faro, acolhe Passagem Secreta, o novo espetáculo multidisciplinar de Fernando Mota com texto poético de Vasco Gato e criação visual de Mário Melo Costa. Passagem Secreta dá continuidade à pesquisa e criação de instrumentos musicais e objetos sonoros a partir de árvores, pedra, água e outros materiais naturais iniciada por Fernando Mota em 2020 e da qual resultou, entre outros trabalhos, 7 Poemas para um Mundo Novo.

Passagem Secreta explora a ideia da natureza e da arte enquanto cura e do fantástico enquanto ferramenta de transformação social e política. A música, o texto declamado por vozes de todas as idades e as imagens projetadas de corpos de atores e da natureza desenham ligações entre o sistema de comunicação das árvores, através das suas raízes, e os conceitos de raízes familiares, pertença e comunidade.

Este é um espetáculo para todo o tipo de público cujo objeto central é uma construção feita a partir de uma azinheira - Quercus Rotundifolia - recolhida do chão na Herdade do Freixo do Meio, no Alentejo. Este objeto sonoro-instrumento-harpa é suspenso e tem duas copas, uma em cima e outra em baixo, no lugar das raízes. Sem chão.