Patrick Freeman foi nomeado como CEO do Ombria Algarve, o empreendimento de luxo sustentável no concelho de Loulé, sucedendo a Julio Delgado.

Patrick Freeman, de origem norte-americana, é formado em Engenharia Geológica, pela Universidade do Estado do Novo México. Com uma sólida experiência profissional de mais de 25 anos em imobiliário, empreendimentos residenciais e mistos, Freeman passou por diferentes empresas do setor imobiliário e turístico.

Esteve mais de uma década à frente de projetos de engenharia e construção de infraestruturas de larga escala públicas e privadas, no oeste dos Estados Unidos da América. Foi responsável por todo o processo de desenvolvimento do projeto da Península de St. Kitts, nas Caraíbas, que viria a ser Christophe Harbour. Posteriormente, fundou o seu estúdio de desenvolvimento de projetos, colaborando com grupos de renome como Auberge Resorts e Cisneros.

Desde 2010, Freeman exercia o cargo de Presidente da Cisneros Real Estate, onde liderava o desenvolvimento sustentável e o posicionamento estratégico de uma carteira de projetos imobiliários que engloba imóveis comerciais, industriais e residenciais em todo o mundo. Na Cisneros Real Estate, o atual CEO do Ombria encontrava-se a desenvolver um empreendimento de luxo sustentável na República Dominicana.

Patrick Freeman, que já está a viver no Algarve, comenta: “Sinto-me honrado por ter sido selecionado pelo Grupo Pontos para abraçar este projeto. O Ombria é um projeto que, devido ao seu foco na sustentabilidade, já se tornou num caso de estudo em Portugal e na Europa”.

Para o novo CEO, “o Ombria é, não só um empreendimento residencial e de férias único e singular, como um novo destino que combina características arquitetónicas distintivas com uma relação virtuosa com a comunidade”. Patrick Freeman sublinha ainda que “antevejo um futuro muito promissor para o empreendimento como um projeto global, direcionado para pessoas que procuram autenticidade, a proximidade da natureza e experiências memoráveis em família”.

Localizado a 7km a norte de Loulé, o Ombria, cujo investimento global pelo grupo finlandês Pontos ronda os 300 milhões de euros, é um novo empreendimento turístico e residencial de baixa densidade de construção, cuja abertura da primeira fase está prevista para este outono.

O projeto inclui um hotel de 5 estrelas que será gerido pela cadeia americana Viceroy Hotels & Resorts – o Viceroy at Ombria – com os seus 70 quartos e 65 apartamentos turísticos T1 e T2 totalmente mobilados e equipados (e dos quais cerca de 80% já estão vendidos), 5 restaurantes, piscinas, centro de conferências, Spa e kids’ club, cuja abertura está prevista para outono 2023. O Ombria inclui ainda um campo de golfe de 18 buracos com abertura prevista durante a primavera 2023, desenhado pelo arquiteto Jorge Santana da Silva e mais duas fases de imobiliário atualmente em comercialização – a Oriole Village at Ombria e as Alcedo Villas at Ombria – incluindo apartamentos, moradias em banda e moradias isoladas T1 a T7.