Casa do Povo do Concelho de Olhão

Público-Alvo do Projeto

Pessoas de ambos os géneros, com idades a partir dos 60 anos, que se  encontram em situação de isolamento, solidão e exclusão social e que residem no Concelho de Olhão.

 

Objetivos

Criar oportunidades para os idosos permanecerem  envolvidos na comunidade e reter e desenvolver as conexões sociais cruciais para garantir o bem-estar físico e psicológico. Mais, adiar tanto quanto possível a institucionalização dessas pessoas.

Combater situações de isolamento, solidão e exclusão social da população  sénior utilizando a cultura e tradições locais e regionais como forma de integrar idosos isolados  na sua comunidade assim criando um elo de ligação com a comunidade onde se insere. 

Desenvolver um projeto de tradições antigas e produção de artesanato que visa contribuir para a economia circular, explorando, por exemplo, o artesanato ligado às tradições marítimas da zona.

 

Impacto

A Inclusão social  de idosos no Concelho de Olhão através de atividades que criam sentimentos de ocupação útil  tangíveis no público-alvo. 

 

Os participantes sentem-se  valorizados e que a sabedoria deles está a contribuir para manter as tradições de artesanato e  cultura da zona. 

 

As oportunidades criadas para convívio entre participantes diretos e  indiretos, e a promoção de encontros de partilha e sabedoria são ferramentas para os  participantes desenvolverem a capacidade de socialização, e consequentemente,  o isolamento  vai diminuir.

Promover a autoestima e a autonomia, de forma a manter a independência individual de cada  pessoa 

Melhorar a perspetiva da qualidade de vida da população sénior 

Facilitar a adaptação à terceira idade 

Combater a solidão e isolamento

Proporcionar momentos de bem-estar

Desenvolver competências pessoais e sociais

Promover a inserção social

Promover o encontro geracional e intergeracional 

Incentivar a busca de um sentido para a vida

Incentivar o gosto pelas formas culturais e do conhecimento 

Prevenir a evolução e/ou ocorrência de estados demenciais

Valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura dos idosos

Desenvolver e sensibilizar a comunidade local para a problemática de idosos isolados

Valorizar o património cultural imaterial da região

 

O Projeto "PATRIMÓNIO VIVO PARA MEMÓRIA FUTURA" tenciona proporcionar aos idosos do nosso Concelho, uma vida mais harmoniosa, atrativa e dinâmica com a participação e envolvimento em atividades de artesanato ligado às antigas tradições marítimas da nossa zona, como também a partilha de memórias, entre outras atividades de interesse de todos, mantendo acima de tudo o convívio!

 

Por: Casa do Povo do Concelho de Olhão