assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, com enormes benefícios para o ambiente e para o desenvolvimento sustentável ao nível local, regional e nacional.
No Algarve, o transporte ferroviário limita-se a uma linha de caminho-de-ferro, de via única, que atravessa a região de Lagos a Vila Real de Santo António, ligada à Linha do Sul em Tunes. Inaugurada em 1889, a Linha do Algarve só haveria de ficar com a extensão atual em 1922, com a ligação a Lagos.
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou recentemente um Projeto de Resolução - Pela dinamização do transporte ferroviário na linha do Algarve essencial ao desenvolvimento da região e bem-estar da população que será apresentado à população de Lagos.
A Comissão Concelhia de Lagos do PCP vai realizar uma sessão pública na próxima segunda-feira, dia 10 de Maio, pelas 17h30’, na Praça Gil Eanes em Lagos com a participação do deputado do PCP na Assembleia da República, João Dias.
Mais do que propaganda, o Algarve precisa que não se continue a adiar o seu desenvolvimento. A realidade desta região reclama um forte investimento público que assegure o direito ao transporte e à mobilidade e, ao mesmo tempo, que se intervenha para a crescente substituição do transporte individual – ao qual está condenada a maioria da população – pelo transporte público coletivo, com evidentes ganhos no plano económico (menos importações) e no plano ambiental (menos emissões).
Assim apelamos à população de Lagos a participação nesta iniciativa.
A Comissão Concelhia de Lagos do PCP