No próximo dia 1 de abril, pelas 16h00, As Mulheres do Alto, peça de teatro comunitário da Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC), apresenta-se no Salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Em outubro de 2022 a ACMJPC, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e o Colectivo Janela Aberta Teatro (JAT), iniciou uma experiência de teatro comunitário nos Gorjões.

A iniciativa obteve financiamento inicial da Direção Regional de Cultura do Algarve, com o projeto «A Construção do Lugar do Alto na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe».

O trabalho comunitário, que juntou cerca de nove membros femininos da comunidade, partiu das memórias pessoais e sociais e de textos escritos por historiadores locais, e construiu-se com as experiências próprias das participantes, num processo de capacitação e qualificação cultural.

O resultado, apresentado nos dias 28 e 29 de janeiro passado, nos Gorjões, com o título «As Mulheres do Alto», constituiu um assinalável êxito, com duas lotações esgotadas e, mais tarde, também em S. Brás de Alportel.

A peça, com duração de 30m, tem encenação de Ilda Nogueira e Graça Madeira e sonoplastia/luminotecnia de Joana Cabrita Martins (JAT) e a representação de Ilda Nogueira, Graça Madeira, Natividade Martins, Dina Guerreiro, Délia Contreiras, Idalécia Gonçalves, Laurentina Cristina, Bernardina Silva, Maria da Glória Guerreiro, Lénia Guerreiro e da jovem Raquel Guerreiro.

A entrada é gratuita e a peça é para todas as idades.