Encontro entre Silva e Vale ganhou contornos épicos e foi interrompido Tiago Pereira nas meias-finais de pares

Pedro Araújo tornou-se no primeiro tenista português a chegar aos quartos de final de singulares do Loulé Open by Cimpor, onde a jornada desta quinta-feira começou e terminou com a chuva, que de forma dramática interrompeu o encontro entre Frederico Silva e Duarte Vale em pleno tie-break do terceiro set.

O torneio que o Clube de Ténis de Loulé organiza pelo 14.º ano consecutivo com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis terá um jogador “da casa” na final de pares, mas ainda falta conhecer uma das duplas apuradas para as meias-finais.

Por causa dos aguaceiros que chegaram a Loulé durante a manhã, a jornada começou com um atraso de sensivelmente quatro horas e foi necessária iluminação artificial para se encontrarem quase todos os vencedores do dia.

Foi esse o cenário de mais uma vitória de Pedro Araújo (número 777 mundial). Um dia depois de ter colocado um ponto final na série de 20 triunfos e quatro títulos consecutivos do compatriota Jaime Faria, o jovem português de 21 anos voltou a celebrar e desta vez fê-lo de forma ainda mais épica ao anular três match points no tie-break da terceira partida para vencer o espanhol Alberto Barroso Campos (386.º) por 1-6, 7-6(3) e 7-6(10) em 3h08.

"O tie-break final foi de loucos", admitiu entre sorrisos depois de assinar a vitória, já perto das 21h. "Felizmente caiu para o meu lado e obviamente estou muito feliz por isso. Eu fui o primeiro a ter um match point e depois ele teve alguns no serviço dele, mas consegui aguentar-me e queria obrigá-lo a jogar esses pontos. Acabei por dar-me melhor e estou muito feliz."

Se na véspera teve pouco tempo para pensar na sessão noturna que tinha pela frente, pois viajou de Lisboa para Loulé depois de fazer um exame na faculdade à hora de almoço, esta quinta-feira Araújo teve várias horas de espera pela frente. Recorreu "ao xadrez e a outros jogos" para ocupar a mente e tentou "não pensar muito no jogo" para descansar, uma estratégia que acabou por dar resultado depois de um primeiro set para esquecer, que Barroso Campos dominou para tentar ensaiar nova vitória contra um português — no dia anterior eliminou Gonçalo Falcão.

A programação desta quinta-feira contava com um encontro entre dois tenistas portugueses, mas Pedro Araújo acabou por ser o único a celebrar a passagem aos quartos de final.

Isto porque a chuva regressou e interrompeu o braço de ferro entre Duarte Vale (25 anos e 581.º classificado no ranking) e Frederico Silva (29 anos e no 354.º posto) quando o mais novo liderava por 4-6, 6-3 e 6-6 com 3-1 no tie-break decisivo a que chegou depois de anular três match points no último jogo de serviço.

Com 3h45 de duração, o embate de elevada qualidade de parte a parte terá de ser retomado na sexta-feira. Quem levar a melhor entre Vale e Silva terá de regressar ao court pouco depois para enfrentar Hady Habib.

O libanês, segundo cabeça de série fruto do 292.º lugar do ranking, não sentiu dificuldades em passar pelo qualifier espanhol Mario Gonzalez Fernandez (740.º).

Igualmente com nacionalidade espanhola e também vindo do qualifying será o próximo adversário de Pedro Araújo. Rafael Izquierdo Luque (1078.º) surpreendeu o terceiro favorito, Dan Added (322.º), por 6-1, 1-6 e 6-3, e estará pela primeira vez no caminho do jovem português, que não escondeu alguma surpresa pelo desfecho desse embate.

Na variante de pares, Tiago Pereira e Alexander Donski resistiram a um encontro de muita qualidade e muito equilíbrio e venceram o sul-africano Alec Beckley e o norte-americano Toby Alex Kodat por 7-5, 5-7 e 10-8.

Campeões em Faro, vice-campeões na Quinta do Lago e campeões em Vale do Lobo nas últimas três semanas, o português e o búlgaro — segundos cabeças de série — vão procurar o quarto apuramento consecutivo para uma final que, já se sabe, terá representação portuguesa, visto que os próximos adversários sairão do embate entre Gonçalo Falcão/Alberto Barroso Campos e Tomás Almeida/Daniels Tens, adiado para sexta-feira (às 12h) por causa da chuva.

Diogo Marques e Martim Simões (os atuais campeões nacionais) perderam por 6-1 e 6-2 com Dan Added e Jakub Nicod, os primeiros pré-designados.

 

Gabinete de Imprensa do Loulé Open by Cimpor