Pedro Preto (Bairrada) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores, que ligou Penafial à Maia ao longo de 92,9 quilómetros, sendo o primeiro líder da competição, juntando à camisola amarela a verde, dos pontos, e a branca, da juventude.
O corredor da formação bairradina concluiu da melhor forma o trabalho dos colegas de equipa, vencendo com à vontade o sprint final, tendo tempo para olhar para trás, ver a colocação dos adversários e erguer os braços com entusiasmo. Nos lugares imediatos colocaram-se dois corredores da EC Carlos Carvalho. O segundo foi o campeão nacional de fundo, André Carvalho, e o terceiro João Pereira.
“A etapa foi muito complicada, não pelo percurso, que era relativamente simples, mas pela forma como foi disputada, com muita luta para pontuar nas metas intermédias. No final senti-me bem e consegui sprintar. Dedico esta vitória a toda a equipa da Bairrada e espero que, até final, seja possível manter pelo menos uma das camisolas”, afirmou Pedro Preto no final da tirada.
Pedro Preto subiu ao pódio como comandante da geral individual, dos pontos e da juventude (júnior de primeiro ano). A equipa espanhola The Bathco lidera coletivamente.
Numa corrida sem bonificações, o grosso do pelotão está com o mesmo tempo de Pedro Preto, mantendo tudo em aberto para as duas jornadas finais. A segunda etapa corre-se já nesta sexta-feira, 104,6 quilómetros, entre Esposende e Braga, com o circuito final, no Sameiro a poder ditar algumas diferenças entre os candidatos ao triunfo final.
Classificação
1.º Pedro Preto (Bairrada), 2h25m42s (Média: 38,257 km/h)
2.º André Carvalho (EC Carlos Carvalho),mt
3.º João Pedro (EC Carlos Carvalho), mt
4.º Filipe Rocha (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
5.º Alejandro Pérez (Seleção da Galiza), mt
6.º Pablo Montes (Disgarsa), mt
7.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), mt
8.º Sergio Roman (The Bathco), mt
9.º Senen Martin (The Bathco), mt
10.º Joan Vacas (Seleção da Galiza), mt
Por UVP/FPC