Por: CM Albufeira
PEQUENOS ARTISTAS BRILHARAM E ENCANTARAM NA FINAL DO PROJETO “CRIANÇAS AO PALCO”
Onze finalistas do projeto «Crianças ao Palco», uma iniciativa pedagógica do Município de Albufeira, destinada a todos os alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) da rede pública do concelho, foram «artistas por um dia», numa emocionante atuação que decorreu a 28 de junho, no palco principal da cidade, na icónica Praça dos Pescadores.
Os grandes vencedores da noite foram: Gabriel Tavares da EB/JI de Olhos de Água com o tema “Na Escola” dos Quatro e Meia (1.º lugar); Caetana Gomes da EB/JI Albufeira – Avenida do Ténis com “Passo a passo” de Nena (2.º lugar) e Lara Ferreira da EB/JI de Vale Pedras com “Chamar a Música” da saudosa Sara Tavares.
A claque da EB/JI Albufeira – Avenida do Ténis incentivou, a plenos pulmões e com enorme garra, a candidata em representação da sua escola e valeu bem a pena; uma vez que Caetana Gomes trouxe para “casa” o segundo prémio e a escola irá receber livros para a Biblioteca no valor de € 100. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinhou que “o Município de Albufeira é o primeiro do Algarve a beneficiar desta experiência que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança através da música e a oportunidade de mostrarem os seus talentos vocais e postura em palco”.
No passado dia 28 de junho onze finalistas do projeto “Crianças ao Palco” foram as grandes estrelas da noite no palco principal da cidade, na icónica Praça dos Pescadores.
Cor, luz, efeitos especiais, vídeo de apresentação dos participantes, banda de músicos profissionais, apresentador do espetáculo, penteados e maquilhagem da responsabilidade dos alunos do 2.º ano do Curso de Estética da Escola Secundária de Albufeira, claques a torcer pelos artistas preferidos, nada faltou aos pequenos grandes artistas, que ao longo de vários meses se prepararam com os professores Sérgio Fernandes e Paulo Sanches, mentores do projeto, para neste dia subirem ao palco, naquela que, seguramente, foi uma experiência inesquecível.
Para chegar até aqui, ao longo do presente ano letivo fizeram-se audições, em contexto de sala de aula, a 1500 alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) das escolas do concelho de Albufeira para apurar os 12 finalistas, que no espetáculo interpretaram unicamente temas de autores portugueses.
Estiveram em palco, a “lutar” pelos três primeiros lugares os seguintes artistas: Caetana Gomes da EB1/JI de Albufeira com o tema “Passe por passe” de Nena; Camila Almeida da EB1, 2, 3 da Guia com “Cinderela” de Carlos Paião; Gabriel Tavares da EB1/JI de Olhos de Água com “Na Escola” dos Quatro e Meia; Lara Ferreira da EB1/JI Vale Pedras com “Chamar a Música” de Sara Tavares; Lara Sousa da EB1/JI de Paderne com “Talvez” de Carolina de Deus; Laura Costa EB1 de Brejos com “Juro” de Joana Oliveira; Mariana Baptista da EB1/JI da Correeira com “Por um triz” de Carolina Deslandes; Martim Borralho da EB1 de Sesmarias com “Voltas” de Fernando Daniela; Matilde Louseiro da EB1 de Vale Parra com “Mais ou menos isto” de Rita Rocha; Sofia Carvalho da EB1/Jardim de Infância de Olhos de Água com “Não me importo” de Carolina Deslandes e Tiago Costa da EB1/Jardim de Infância de Albufeira com “Casa” dos Dama com o cantor Buba Espinho. Uma das finalistas não compareceu no espetáculo por se encontrar no estrangeiro.
Refira-se que o espetáculo contou, também, com as atuações de uma classe/modalidade de Dance Fusion da Associação LUEL e uma performance dos alunos da Associação SOUL.
Os grandes vencedores da noite foram: Gabriel Tavares que ficou em 1.º lugar e recebeu como prémio um curso de um ano no Conservatório de Albufeira, numa área à escolha da criança (canto, piano, guitarra, acordeão, violino, violoncelo, trompete); Caetana Gomes em 2.º lugar e ganhou a frequência de 6 meses de aulas e Lara Ferreira em 3.º lugar que ganhou, também, a frequência de 3 meses de aulas, ambas no Conservatório de Albufeira em áreas de acordo com o seu interesse. Paralelamente receberam a oferta da propina de inscrição.
Para além dos 3 primeiros classificados, todas as crianças receberam certificado de participação e um bilhete para o espetáculo “A Bela e o Monstro”, a realizar no próximo dia 16 de novembro, no Teatro das Figuras, em Faro.
O júri, constituído por Bruno Sousa – Diretor Pedagógico do Conservatório de Albufeira (presidente); Pedro Chaves – prof. de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Ferreiras; Joana Cristóvão – prof.ª de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Albufeira; Mauro Pinto – prof. de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente e David Encarnação – Técnico da Divisão de Educação do Município, unidade orgânica responsável pelo acompanhamento do projeto, não teve um trabalho fácil para selecionar os três vencedores da noite. Em apreciação o júri teve em consideração a afinação, interpretação, timbre e postura em palco dos pequenos grandes artistas.
Subiram ao palco para entregar os prémios, Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação e Ricardo Clemente, vereador responsável pela Segurança, nomeadamente dos eventos. Cláudia Guedelha aproveitou para agradecer a todos os Agrupamentos e escolas participantes, professores envolvidos no projeto, pais, que desde o início de janeiro acompanharam e incentivaram os filhos, claques, jurados e todas os alunos que participaram no “Crianças ao Palco”. A autarca destacou, “esta noite os primeiros lugares foram atribuídos ao Gabriel, à Caetana e à Lara Ferreira, mas no fundo, pelo empenho e motivação com que enfrentaram o desafio, todos eles são vencedores, pequenas estrelas que brilharam e encantaram esta enorme plateia, constituída por pais, amigos, professores, mentores e todos os que aqui estiveram para os ver atuar”.