Depois do sucesso da iniciativa lançada pelo PSD/SBA deslocou-se, no passado dia 07 de dezembro, uma comitiva à Assembleia da República onde foram entregues cerca de 2000 assinaturas que subscreveram a petição «Pela Salvação do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul».

A comitiva liderada pelo presidente do PSD/SBA, Bruno Sousa Costa, contou com a presença do vereador da autarquia sambrasense, Rui Eusébio, eleito pelo PSD/SBA, pelo presidente do PSD/Loulé, Rui Cristina, e pelos sambrasenses José Cirilo Mendonça, Vítor Horta e Cesaltina Conceição. Com esta comitiva esteve igualmente o deputado José Carlos Barros, eleito pelo PSD/Algarve à Assembleia da República.

De salientar o apoio a esta iniciativa dado pelos dois deputados eleitos pelo PSD/Algarve, José Carlos Barros e Cristóvão Norte (que não pode estar presente por questões de agenda) que acompanharam todas as diligências efetuadas e têm feito várias intervenções na Assembleia da Republica em defesa desta causa.

No passado dia 07 de dezembro pelas 14h30 foi esta comitiva recebida na Sala de Visitas da Assembleia da República pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, o deputado José Matos Rosa, eleito pelo PSD, que, em substituição do presidente da Assembleia da República, recebeu as cerca de 2000 assinaturas que subscreveram a petição e demonstrou toda a sua solidariedade com esta iniciativa do PSD/SBA que contou com o apoio dos sambrasenses de todos os quadrantes políticos e mesmo apartidários, que se juntaram na defesa de algo mais importante que as suas ideologias politicas, São Brás de Alportel.

Com a entrega oficial desta petição fica a Assembleia da Republica obrigada a discutir a mesma em sessão da Comissão Parlamentar de Saúde, o qual é presidido pelo deputado José Matos Rosa do PSD, o que irá ser determinante na rápida resolução do problema existente devido à pressão exercida por todos aqueles que se juntaram a esta petição dando-lhe a credibilidade e força suficiente para que fosse incluída na ordem de trabalhos da referida Comissão Parlamentar de Saúde.

Relembramos ainda que nesta petição são exigidas “… respostas céleres por parte do governo de forma a ultrapassar todos estes problemas que afetam o CMR Sul há 3 anos, reiterando ainda a exigência da criação das condições necessárias ao retomar do pleno funcionamento desta unidade, em prol da defesa dos utentes e da defesa das condições de trabalho e motivação dos profissionais exigindo que se adote um modelo de gestão em que seja garantida a autonomia de gestão (clínica, administrativa e financeira) do referido Centro. “

Entregue a petição, continuaremos a lutar para que seja implementado “…um modelo de gestão autónomo…” que permita “…uma resposta eficaz aos seus utentes e profissionais que lá laboram, e não estando de acordo que seja feita a integração desta unidade no Centro Hospitalar do Algarve, pois a acontecer significará a “morte do centro” e das valências a que se destina.

A finalizar o PSD/SBA gostaria de agradecer a todos os sambrasenses e amigos do nosso concelho que se solidarizaram com esta petição, subscrevendo-a, e tornaram possível a reunião do número de assinaturas necessárias para que a mesma seja discutida na Comissão Parlamentar de Saúde. Esperemos agora pelo resultado, com a certeza de que não nos calaremos nem nos resignaremos com qualquer solução apresentada que não garanta a sustentabilidade e qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Medicina de Reabilitação do Sul como outrora teve.

Estaremos sempre na linha da frente na luta pelos direitos dos sambrasenses e na defesa do nosso concelho. São Brás de Alportel é o nosso partido.

 

Por: PSD São Brás de Alportel