(Incompetência, Populismo e Navegação à Vista)

Três características do atual executivo socialista da Câmara Municipal de Loulé. Uma mistura “explosiva” que está a “desgastar” o nosso Concelho e delapidar o trabalho feito pelo anterior executivo social-democrata, liderado pelo Dr. Seruca Emídio. Os exemplos são muitos. Mas um dos últimos assume contornos de anedota pois levou ao extremo estas três lógicas: Piscinas Municipais de Loulé.

Incompetência. Antes do verão, foram detetados 2 problemas nas piscinas cobertas de Loulé. Um dizia respeito à substituição de um ralo da piscina que estava defeituoso. Esse trabalho foi realizado enquanto os habituais utilizadores dispunham das piscinas ao ar livre. Mas o segundo, tão ou mais importante, ficou por resolver. Para que as piscinas cobertas tenham as caraterísticas essenciais para a prática de determinadas modalidades, existem pequenas janelas no seu fundo, onde é possível ver tudo o que se passa dentro da piscina, e que são imprescindíveis para desportos como a natação sincronizada ou os saltos para a água. Um dos vidros dessas janelas encontra-se em risco de se quebrar. A questão que se coloca é: o que levou a autarquia, sabendo da existência dos 2 problemas, a apenas resolver um, provocando agora o fecho das piscinas num período que já é superior a 2 meses?

Falta de planeamento? Esquecimento? Opção? Incompetência!

Quando finalmente resolveram efetuar essa reparação aperceberam-se que teriam de esperar alguns meses até a peça chegar e em consequência as piscinas cobertas da cidade de Loulé estão fechadas há mais de 2 meses, (e não se sabe quando voltarão a abrir). Desta forma cerca de meio milhar de atletas e utentes são hoje obrigados a deslocar-se à cidade de Quarteira para poderem continuar os seus treinos ou apenas manter uma atividade física regular, com os inerentes transtornos e custos associados, penalizando clubes, atletas e utentes cuja atividade nas piscinas em Loulé lhes é negada devido à incompetência da autarquia.

Populismo. A situação em si já era grave e mostra uma enorme incapacidade de gestão mas se juntarmos a sede de festas e festinhas com que Câmara Municipal de Loulé vai disfarçando a sua inércia, temos um resultado que, não fosse a gravidade da situação, poderia ser considerado anedótico. Arranjar decentemente as piscinas cobertas não foi considerado importante. Festejar o 30º aniversário da inauguração das Piscinas Municipais de Loulé foi claramente mais apetecível. Tão apetecível que até meteu fogo-de-artifício. Só que, com o fogo-de-artifício, o executivo liderado por Vítor Aleixo, meteu água, ou mais especificamente, meteu buracos.

É que durante o lançamento do fogo-de-artifício, (atividade que por acaso até é licenciada pela própria autarquia, que avalia as condições de segurança), os paus lançados ao ar, obedecendo à lei da gravidade, voltaram para baixo e caíram em cima da cobertura das piscinas cobertas provocando buracos na estrutura, e milhares de euros de prejuízo que a Câmara vai agora ter de assumir para a sua reparação.

Navegação à vista. Sem estratégia, sem visão, sem planeamento, a autarquia limita-se à gestão do dia-a-dia. Este exemplo das piscinas é só um entre os muitos que sucedem, dia após dia, e que custam milhares de euros aos munícipes, para além dos constrangimentos que provocam na vida das pessoas, as tais pessoas que nunca ficariam para trás. Mas não se preocupem. As eleições autárquicas já se veem ao longe e vão começar a aparecer grandes intenções, grandes projetos, grandes ilusões embrulhadas em festas e distribuição de dinheiro pelos clubes, associações, grupos, etc., que até agora tem sido fortemente negligenciados, obrigando-os a prestar vassalagem a quem passou três anos a asfixiar o concelho.

 

 

Loulé, 31 de Outubro de 2016

Pela Comissão Política de Secção do PSD/Loulé

Gabinete de Comunicação do PSD/Loulé