O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), importante documento estratégico e operacional, foi recentemente disponibilizado para consulta no sentido de acolher o contributo dos munícipes.
A apresentação do PMUS, realizada no auditório do Portimão Arena a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, é um instrumento de atuação e sensibilização pensado para fomentar a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e modos de transporte.
 
O plano visa implementar um sistema integrado, racional e sustentável, e consagra a diminuição do uso do transporte individual e a adequada mobilidade dos cidadãos, residentes ou visitantes, promovendo igualmente a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.
 
Este estudo “é um olhar para o futuro, pretende humanizar o espaço público e visa revolucionar a face do concelho, ao contribuir para a mudança de mentalidades”.
 
A proposta agora disponibilizada no site do município, com vista à consulta e auscultação de contributos no período que decorre de 07 de novembro a 11 de
dezembro, deverá, posteriormente, ser discutida na Câmara e submetida à Assembleia Municipal para aprovação.
 
Alguns dos projetos previstos no PMUS poderão ser financiados ao abrigo do quadro comunitário de apoio Portugal 2030, que disponibiliza um valor global de 23 mil milhões de euros para concretizar uma transformação baseada na qualificação e capacitação dos recursos humanos, na inclusão social, na inovação e transformação digital, e na transição climática e sustentabilidade, bem como os desafios ligados à coesão territorial e à evolução demográfica.