O encerramento forçado, devido ao confinamento imposto pela Covid-19, possibilitou alterações e melhoramentos diversos, sendo de destacar a mudança para o rés-do-chão do edifício da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, no sentido de ultrapassar a barreira arquitetónica das escadas e permitir que toda a população usufrua daquele espaço cultural, em particular as pessoas com mobilidade condicionada.
A reabertura do Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande será assinalada com a disponibilização de 24 novidades editoriais, apenas existentes neste espaço renovado, entre as quais os livros “Maré alta!”, de Nuno Caravela, “Uma surpresa caída do céu” (Barbara O’Connor) e “Noite no Colégio” (Rosie Banks).
Por outro lado, este equipamento municipal, que funciona de segunda a sexta-feira entre as 14h00 e as 17h00, foi dotado de equipamentos informáticos e acesso à internet, tendo sido adquirido moderno e ergonómico mobiliário para possibilitar o conforto dos utentes.
Embora o Dia Mundial das Bibliotecas não seja uma comemoração oficial, a data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.
Por: CM Portimão