«Ruas que falam» é o nome da atividade que dá a conhecer a toponímia de Moura.
Organizada pela Câmara Municipal de Moura, a iniciativa tem como objetivo divulgar as ruas de Moura, explicando e documentando a origem dos respetivos nomes, além das suas especificidades e curiosidades que irão enriquecer a cultura geral dos residentes nestas ruas e dos participantes na atividade. 
O regresso das “Ruas que falam” levará os participantes a percorrer a zona da Porta Nova, em Moura, uma área importante na cidade, particularmente conhecida pela sua arquitetura e história, associada à antiga porta da cidade, que fazia parte das muralhas que cercavam a cidade no período medieval. 
A cidade de Moura tem uma forte herança histórica, reflete a influência de diferentes culturas ao longo dos séculos, incluindo os romanos, os mouros e os cristãos. A Porta Nova era uma das principais entradas para a cidade e, ao longo dos anos, a área ao redor desenvolveu-se, mantendo seu caráter tradicional enquanto se adapta às necessidades contemporâneas. 
A primeira edição de 2025 das “Ruas que falam” terá lugar na quinta-feira, 6 de fevereiro, às 18:00, com partida da Praça Sacadura Cabral, junto à entrada principal da Câmara Municipal de Moura.