Estas oficinas de empregabilidade funcionarão na modalidade presencial entre 7 e 25 de março no Museu de Portimão, com um total de seis sessões, enquanto a partir de 28 de março haverá lugar a um conjunto de três sessões de oficinas a distância, através de videoconferência.
Com base no levantamento das expetativas e necessidades da população a que se destina o projeto, que tem amplitude nacional e arrancará no Algarve, os utilizadores serão ajudados a preparar-se para o mercado de trabalho ou a enfrentar o desemprego, contando para o efeito com a ajuda de uma equipa de psicólogos formados na área da Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira.
Em paralelo, a Plataforma MyMentor disponibilizará informações e ofertas de emprego na região algarvia, assim como conteúdos exclusivos e úteis ao desenvolvimento de competências de empregabilidade e gestão de carreira, encontrando-se disponível orientação online por um tutorial virtual.
A iniciativa visa dar resposta ao aumento do desemprego e ao trabalho precário e instável existente no Algarve, resultado da elevada segmentação profissional, que tem como consequências a baixa escolaridade e qualificação da população ativa, a que se juntam os condicionalismos agudizados pela sazonalidade da atividade económica, que incide sobretudo no turismo.
Para a concretização do projeto, a Associação Better Future conta com as parcerias da Universidade do Minho, da Ordem dos Psicólogos, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a que se juntam no Algarve a Sta. Casa da Misericórdia de Albufeira e as Câmaras Municipais de Loulé, Faro, Albufeira e Portimão.
O programa é totalmente gratuito e tem financiamento do CRESC Algarve 2020 e da Fundação Calouste Gulbenkian
Mais informações encontram-se disponíveis em https://omeufuturo.pt/, endereço onde deverá ser feita a respetiva inscrição, de número limitado.